quarta-feira, 11 de março de 2009

Cardeal Cañizares: «adorar Deus é o que muda a vida dos cristãos»

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 10 de março de 2009 (ZENIT.org).- Nesta época de secularização, é conveniente, seguindo o exemplo do próprio Papa Bento XVI, recuperar a prática da adoração eucarística. Assim deu a entender hoje o prefeito da Congregação para o Culto Divino, cardeal Antonio Cañizares, a propósito da plenária que seu dicastério realiza esta semana.
...
«A liturgia é antes de tudo adoração – explicou. A Igreja é obra de Deus, é ação de Deus, é reconhecimento do que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o reconhecimento de Deus, de que tudo vem d’Ele, de que tudo o que nos pertence deve chegar a Ele.»

Precisamente no atual contexto de secularização, em que «se tende a esquecer Deus, a considerá-lo pouco importante para a vida», acrescentou o cardeal Cañizares, é oportuno «reafirmar que Deus é o primeiro».

«Isso é o que mudará a vida dos cristãos e da Igreja», acrescentou. Quando a Igreja «esquece que Deus é o centro de tudo, converte-se em uma instituição meramente humana».
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Como sempre há de ser relembrado que eucaristia encontra seu sentido máximo na missa dominical, como já asseverado aqui em outras oportunidades. Outro relevo interessante de ser considerado é a elevação da questão eucarística como centro da adoração, sendo este o ponto central do Conflito, como é sabido.

Ao falar-se em "recuperação" da prática, nada mais se está pregando senão o retorno dos cristãos à celebração do culto dominical.
Related Posts with Thumbnails