terça-feira, 24 de março de 2009

Mais uma vez a economia

Obama pede a líderes medidas "valentes" contra crise

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu à comunidade internacional que adote na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), em Londres, medidas "valentes" para combater a crise econômica e financeira internacional.

Em artigo assinado e publicado nesta terça-feira no jornal alemão Die Welt, Obama pede que em Londres sejam aprovadas "medidas rápidas" para estimular a economia, e ressalta a necessidade de regular o setor financeiro para acabar com a "especulação desconsiderada" e evitar no futuro "riscos irresponsáveis".

No texto, o presidente diz que os EUA estão dispostos a assumir "a liderança" e convida os parceiros de seu país a se juntarem dentro do "espírito da urgência e atendendo às mesmas intenções".

Obama ressalta a necessidade de atuar de forma conjunta em um "tempo de problemas econômicos globais, que não podem ser solucionados com panos quentes ou com esforços solitários de uma nação".
...
Fonte - G1

Bancos centrais europeus e latinos querem ação global à crise

Os bancos centrais da zona do euro e da América Latina concordaram nesta terça-feira, no México, que a crise econômica "requer uma resposta global" e que a cooperação internacional é um mecanismo eficaz para reduzir seu impacto nas duas regiões.
...
Fonte - Terra

Nota DDP:
De crise em crise o alinhamento dos agentes globais está deixando de ser opção para se tansformar em necessidade. Os líderes já parecem falar a mesma língua neste campo, o que sugere que algum tipo de unidade seja uma questão de tempo. Toda vez que se teve um sentido de unificação na história desta terra, a perseguição a grupos que não aderiram se tornou uma realidade.
Related Posts with Thumbnails