terça-feira, 31 de março de 2009

Número de favelas no mundo pode triplicar

NAIRÓBI - A crise econômica global está colocando em risco os esforços para ajudar o número crescente de moradores de favelas em todo o mundo, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira.

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), que organiza um evento importante esta semana na capital do Quênia, disse que o número de moradores de favelas no mundo pode triplicar para 3 bilhões até 2050, se nada for feito.

Delegados de dezenas de países, organizações não-governamentais e grupos da sociedade civil estão reunidos em Nairóbi para discutir como alocar recursos para o problema nos próximos dois anos diante da pior crise financeira desde a Grande Depressão.

- A persistência da pobreza humana é em grande parte resultado de economias e finanças urbanas enfraquecidas - disse Ban em um discurso lido em seu nome no encontro.

- A atual crise financeira global e a restrição de crédito apenas exacerbam essa situação. Há o risco de que nossos esforços para lidar com a crise de habitação sofram um retrocesso.

As favelas são mais comuns na África subsaariana, onde 62 por cento da população urbana mora de forma inadequada. Depois vêm o sul da Ásia, com 43 por cento, e a Ásia Oriental, com 37 por cento, disse Moon.

A diretora do UN-Habitat, Anna Tibaijuka, disse que a crise do sub-prime norte-americana foi um "divisor de águas", colocando a moradia acessível na agenda como uma questão econômica, e não social.

Ela disse que parcerias público-privadas são essenciais para fornecer soluções de habitação às populações mais pobres do mundo e que também poderiam ajudar a estimular a economia.

- Os economistas estão enfatizando a importância econômica da habitação e da infraestrutura urbana como parte do setor produtivo que gera emprego - disse ela a jornalistas.

Fonte - JBOnline
Related Posts with Thumbnails