segunda-feira, 2 de março de 2009

América latina deve reafirmar os valores cristãos

“Anunciar o Evangelho, como constatamos na acção missionária do Apóstolo Paulo, não consiste na fria transmissão de uma doutrina, mas fundamentalmente em testemunhar a própria experiência de encontro com uma pessoa, com Jesus mesmo, o qual constitui a única realidade que tem força para abrir o coração dos homens em contacto com a verdade”. É por isso que “somente unidos a Cristo, somente com Cristo, a América vive a missão!”.

É o que se lê na tradicional mensagem anual da Comissão Pontifícia para a América Latina (CAL) que o seu presidente, o Cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos e o seu vice-presidente, D. José Octavio Ruiz Arenas, enviaram a todas as dioceses da Espanha por ocasião do Dia de Solidariedade Missionária para com a Igreja hispano-americana que se celebra neste domingo, 1 de Março.

O tema do Dia, «América com Cristo, vive a missão». “Diante da crise de fé que se vive hoje na América Latina – prossegue a mensagem – urge fazer conhecer Cristo e anunciar a sua Palavra com ardor aos homens e às mulheres do Continente; para fazer isso devemos basear o nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da Palavra de Deus”. Por isso, se recorda também como a celebração do Dia convide a dirigir o olhar à realidade da América Latina, uma realidade complexa submetida a rápidas mudanças em diversos âmbitos da vida política, económica, social e religiosa com repercussões não sempre positivas sobre a vida das pessoas.

Diante da crise da fé religiosa e da tarefa urgente de evangelização, recordada recentemente pelo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus e pela Conferência de Aparecida, a Mensagem exorta a deixar-se inspirar pelo Apóstolo Paulo, o qual, para enfrentar os desafios de um ambiente hostil ao anúncio do Evangelho, encontrou forças em Cristo, no Deus feito homem que veio encontrar cada criatura de modo pessoal.

Por isso a América Latina deve “recuperar e reafirmar os valores cristãos que estão na raiz da sua cultura e das suas tradições”. É urgente e necessário “fazer chegar a luz do Evangelho à vida pública, cultural, económica e política”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Depois da UE, a AL.
Related Posts with Thumbnails