quarta-feira, 4 de março de 2009

Nova ordem econômica

Londres, 04 mar (RV) - "Milhões e milhões de pessoas vivendo na miséria são uma ameaça à paz. O capitalismo desregrado e modelos econômicos inadequados não são capazes de conter a pobreza". Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, não tem dúvidas e vê na crise econômica uma oportunidade para estabelecer uma nova ordem financeira internacional, baseada na confiança e no altruísmo.

Yunus é fundador do chamado 'banco Grameen', que levou microfinanças a mais de 7 milhões de pessoas, oferecendo créditos sem aval para transformar as vidas das mulheres pobres em Bangladesh. Até o momento, o banco concedeu créditos no valor de mais de US$ 7 bilhões e recebeu de volta 99% do dinheiro emprestado.

Em uma conferência, em Londres, o chamado ‘banqueiro dos pobres’ propôs um sistema bancário mais inclusivo, baseado em microcréditos e investimentos de tipo social. Em sua palestra, Yunus disse que as crises financeira, ecológica e alimentícia estão interrelacionadas e têm como causa o egoísmo.

“Os pobres sofrem um 'apartheid' financeiro. Representam até dois terços da população mundial, mas estão atualmente excluídos do sistema. O assunto não é se os pobres são dignos de crédito, mas se os bancos são dignos do povo” - afirmou.

Fonte - Radio Vaticano

[Colaboração - Fernando Machado]
Related Posts with Thumbnails