segunda-feira, 22 de junho de 2009

Histórico acordo ecumênico dos cristãos da Índia

Um histórico «memorando de entendimento» para reforçar o Cristianismo e promover a harmonía religiosa na Índia foi selado nos passados dias pelos três organismos mais representativos da comunidade cristã da Índia: a Conferência Episcopal católica, o Conselho Nacional das Igrejas e a Associação Evangélica da Índia, que representa as diversas denominações protestantes. Os consignatários do memorando, que sela uma aliança ecuménica dos fiéis da Índia, expressada em diversas frentes e campos, foram o Arcebispo Vincent Concessao (delegado da Igreja Católica); o Obispo K. Sahu, do Conselho Nacional das Igrejas e o bispo John Gollapalli, para os Evangélicos.

O documento se entitula “Nossa jornada unidos na direção de Cristo” e afirma, em seu preâmbulo, que o espírito compartilhado é o de confiança e cooperação recíproca: “Nos comprometemos a celebrar, entrar em diálogo e atuar juntos, para glorificar o Único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo”.

O memorando anota, entre seus objetivos, construir vínculos mais fortes entre as comunidades cristãs indianas, para assim promover a harmonía interreligiosa no país. Quer-se contrastar os prejuízos criados contra os cristãos, revelando o autêntico rosto do cristianismo na Índia, no serviço do bem comum da nação, incentivando a participação ativa das igrejas na vida social.

Uma colaboração ativa será será buscada sobre todos aqueles lugares e cenários em que as comunidades cristianas têm sido atacadas: o objetivo é obter uma maior tutela derivada de uma representação comum dos crentes em Cristo perante as instituições civis.

As Igrejas abraçam o ponto de defesa dos direitos humanos e das comunidades mais débeis, enfermas e marginalizadas, como serviço a Cristo que se faz presente nos pobres. Se destaca, deste modo, o compromisso pela defesa e promoção dos direitos dos "dalits" e dos sem casta.

O documento nota que a unidade das Igrejas cristãs na Índia, perseguida com estratégias e modalidades comuns, poderá favorecer a todos os fiéis e comunidades na nação, colocados frequentemente à prova em seu testemunho cristão.

Fonte - Info Católica

Nota DDP: De se notar que as mesmas instituições que ora se alinham na Índia, têm objetivos similares em outras partes do mundo, como por exemplo na recente reunião realizada com o intuito de influenciar o G8. O discurso do bem comum torna-se recorrente, bem como o de se utilizar a força do argumento religioso para influência no campo político.

Obviamente este quadro deve se alastrar em outros lugares.
Related Posts with Thumbnails