Istambul, 24 jun (RV) - "O Ano Paulino foi certamente um evento significativo para a Igreja na Turquia. Várias comunidades e Igrejas presentes no país se uniram, fazendo do Ano Paulino uma preciosa ocasião para reforçar o ecumenismo. Paulo, Apóstolo de unidade, foi lembrado como o Apóstolo de todos os cristãos."
Foi o que disse o vigário apostólico de Anatólia, Dom Luigi Padovese, Presidente da Conferência Episcopal da Turquia, fazendo um balanço sobre o andamento do Ano Paulino.
Segundo ele os cristãos turcos redescobriram a sua identidade. "As várias peregrinações de jovens, religiosos e fiéis nos ajudaram a refletir e aprofundar a nossa identidade cristã que São Paulo tanto anunciou e defendeu", ressaltou.
Dom Padovese sublinhou ainda que no Ano Paulino milhares de peregrinos visitaram Tarso e Antioquia. "As peregrinações tiveram um impacto positivo também na opinião pública e ajudaram a mudar a maneira de pensar daqueles que viam os cristãos como pessoas secularizadas, consumistas e sem valores religiosos", concluiu.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP: Por "comunidades", leia-se outros grupos cristãos não derivados do segmento romano.