sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dignidade dos trabalhadores é caminho para ultrapassar a crise

O observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, D. Silvano Maria Tomasi pediu que a dignidade dos trabalhadores seja devidamente assegurada, garantindo que esta via vai permitir sair da crise.

O representante da Santa Sé dirigiu-se aos participantes da 98° Encontro Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se realiza em Genebra, na Suíça, até ao dia 19, afirmando que a crise não é apenas resultado de mecanismos económicos que não funcionaram bem, mas teve como origem "a falta de valores éticos".

Perante quatro mil delegados de vários governos, empresários e trabalhadores que estão a reflectir sobre o impacto da crise financeira no mundo do trabalho, o Arcebispo Tomasi afirmou que por causa da "ganância de alguns empresários foi construída uma economia que não se baseava na produtividade real", mas "numa espécie de economia digital que acumulava dinheiro e não dava serviço social ou material, segundo as exigências das pessoas e do bem comum".
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Sobre "valores éticos" e "bem comum", ver também os posts "A lei natural e a base da ética universal", "Políticos podem aprender da Eucaristia caminho para o bem comum" e principalmente "Cardeal Martínez Sistach pede «salvar o domingo»", afim de perceber que tais conceitos se relacionam diretamente com mandamentos e nestes , o domingo.
Related Posts with Thumbnails