terça-feira, 9 de junho de 2009

A busca da unidade dos cristãos

Entre os dias 24 e 30 de maio de 2009 ocorreu a semana de oração pela unidade dos cristãos. Esta semana ocorre em todo o mundo, sendo que no hemisfério norte ela acontece em outra data. A unidade entre os cristãos pressupõe a unidade entre todas as formas de fé, vista como necessária para redirecionar todos os povos do mundo para uma nova história construtiva. Deverá ser uma história em que haja condições para os grandes ganharem muito dinheiro e fazerem crescer seu capital e seu poder.

Foram feitas muitas orações pela unidade dos cristãos. A grande ênfase sempre é: não demos atenção às nossas diferenças, mas sim, aos pontos que são semelhantes entre as diferentes religiões. Ou seja, “nesta busca de unidade na diversidade de religiões cristãs, não contam as diferenças e sim as semelhanças. Buscar o que nos une e não o que nos divide. O nosso ponto de união está fundamentalmente na Palavra de Deus.”

É dito que ““Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos queremos esquecer nossas mínimas diferenças e relembrar as palavras de Jesus sobre a importância de nossas semelhanças como cristãos.” Para o Reverendo Luiz Alberto, secretário geral do CONIC: “As afinidades das Igrejas Cristãs em torno de Jesus são mais fortes do que as diferenças”. ... “A Semana é fundamental para os cristãos de todo o mundo. A celebração visa unir as Igrejas no seguimento de Jesus Cristo como um só pastor e nós como um só rebanho”.”

Na cidade de Maringá, por exemplo, participaram as seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IPU - Igreja Presbiteriana Unida (de Marialva). Os fiéis dessas igrejas participaram em conjunto orando para que todos os cristãos se unam numa só fé. Ali eles oraram para que todos os crentes bem logo participem do Ecumenismo, e que todos se unam sob o poder do papa de Roma, santificando o domingo e participando da Eucaristia.

Em 2010 deverá ocorrer uma semana especial. Nesse ano o tema será “Fraternidade e Economia”, ou seja, os cristãos estão cada vez mais entrando no campo econômico, onde se darão os últimos atos antes do desfecho da história da humanidade. Diz-se que “nesta época de grandes avanços tecnológicos, nós precisamos avançar mais na direção da unidade e não ficar atacando como donos da verdade.” Foi em 1910 que o Ecumenismo iniciou nos meios protestantes e evangélicos, portanto, em 2010 será comemorado o centenário desse movimento. Este é o movimento pelo qual o protestantismo estende a mão sobre o grande mar para aliar-se ao catolicismo de Roma. Neste ano, em especial, será realizado grande esforço para levar todas as igrejas participarem da unificação religiosa global. “O que se busca, portanto, é favorecer uma convivência pacífica entre as religiões, isto é, entre cristãos, mulçumanos, hindus, xintoístas, tradições afro-brasileiras. Cada religião, mantendo sua verdade de fé, pode cooperar com outra tradição religiosa na busca da paz no mundo, na superação da injustiça social, da violência e de todos os elementos que ferem a dignidade humana e que também ameaçam a vida do planeta. É isto que se busca: uma cooperação das religiões por um mundo melhor.”

O movimento Ecumênico é algo tão desejado mundo afora que cresce o número de adeptos no meio das grandes personalidades. Já são reis (como o da Arábia Saudita) e presidentes (como o da Alemanha) que estão dando apoio vital para que as igrejas se unam em prol da salvação do planeta da maldade humana. “Diplomatas e eclesiásticos destacaram no Congresso que os acordos internacionais contribuem para o progresso de um país porque introduzem uma visão jurídica que supera a nacional, às vezes parcial e instrumental. Também afirmaram que os acordos da Santa Sé se inspiram nos princípios fundamentais da dignidade e da liberdade da pessoa, que não só têm valor para a comunidade católica, mas são uma contribuição para o progresso mundial dos povos.”

Fonte - Cristo Voltará
Related Posts with Thumbnails