quinta-feira, 25 de junho de 2009

Papa receberá Obama e outros líderes do G8

Vaticano, 24 Jun. 09 / 12:43 pm (ACI/Europa Press).- O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, confirmou hoje a "disponibilidade" do Papa Bento XVI para receber o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "na tarde do dia 10 de julho", conforme a declaração da Europa Press.

O Pe. Lombardi confirmou assim as informações divulgadas esta manhã pela Catholic News Service, a agência de imprensa da Conferência Episcopal americana, que precisou que o encontro terá lugar às 4:00 p.m.

A entrevista, que ainda está por ser confirmada oficialmente pela Casa Branca, terá lugar ao término da reunião anual dos países do G-8, que se celebrará na cidade de L'Aquila (centro da Itália) entre os próximos 8 e 10 de julho.

Segundo o protocolo vaticano, não é habitual que o Papa receba chefes de Estado ou de Governo pela tarde. Entretanto, nesta ocasião, o Pontífice se mostrou disponível para responder às necessidades do Presidente norte-americano, que tem previsto iniciar uma visita oficial a Ghana (África) ao término do G-8.

Entre os temas que poderiam abordar na reunião se destacam os principais conflitos internacionais, com especial atenção à situação no Oriente Médio e Irã, a crise econômica e as problemáticas relacionadas com a bioética, tais como o aborto ou a investigação com células embrionárias, aspectos sobre os quais a Administração Obama e o Vaticano mantêm posições opostas.

Fonte - ACI Digital

Nestes dias, intensifica-se o trabalho das duas chancelarias a fim de que o primeiro encontro entre Bento XVI e Obama não seja somente um evento midiático. “Serão discutidas várias questões importantes, como a confiança de ambos na dignidade de todas as pessoas” – adiantou Robert Gibbs, anunciando que Obama estará acompanhado pela primeira-dama, Michelle.

Fonte - Radio Vaticano


Um dia antes, a 9 de Julho, será recebido pelo Papa o primeiro-ministro do Canadá Stephen Harper. Nessa mesma data tem lugar um encontro com o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

Segundo o Pe. Federico Lombardi, Bento XVI recebe ainda no dia 7 de Julho o primeiro-ministro japonês Taro Aso, o primeiro católico a ocupar o cargo na história deste país. Será também o primeiro encontro entre um Papa e um líder japonês desde 1999, quando Keizo Obuchi foi recebido por João Paulo II.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: O papa estará "disponível" em protocolo "não habitual". Não deixa de ter um duplo aspecto de concessão e necessidade. O que me causa espécie nestas visitas ao Vaticano, é a contrapartida buscada pelos líderes políticos que por lá passam, uma vez que nada de comercial, em tese, haveria ali para ser tratado de interesse dos países que representam. Assim, sobram duas possibilidades, supremacia espiritual ou troca de favores de cunho político, além da mera cortesia, é claro, mas esta já deixou os interesses da raça humana faz um bom tempo.

Ver ainda "Bispos escrevem ao G8", de onde destacamos:

“Proteger os pobres e o planeta – continuam – não são ideais contrastantes entre si, mas sim prioridades morais para todas as pessoas deste mundo”. “O G-8 – concluem os bispos – se realiza em meio às trevas de uma crise econômica global, mas suas decisões podem iluminar de esperança o mundo em que vivemos”.
Related Posts with Thumbnails