sexta-feira, 26 de junho de 2009

Merkel viaja aos EUA para se reunir com Obama

Berlim, 25 jun (EFE).- A chanceler Angela Merkel partiu hoje de Berlim com destino a Washington, para uma visita de dois dias que amanhã incluirá uma reunião com o presidente Barack Obama, em que discutirão sobre questões como a luta contra a mudança climática e a situação em Irã e Afeganistão.

Durante uma reunião de três horas na Casa Branca, previsto para amanhã, Merkel buscará um maior compromisso de Obama na luta contra a mudança climática.

"Ainda há muito a ser feito", assinalou a chanceler antes de viajar para Washington, sobre os acordos internacionais necessários para conter o aquecimento do planeta.

Merkel também se reunirá amanhã com a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e almoçará na Casa Branca com, entre outros, a secretária de Estado, Hillary Clinton.

A reforma dos mercados financeiros e as medidas destinadas a atenuar a crise econômica terão um lugar destacado na agenda alemã, assim como a estratégia militar e civil no Afeganistão.

Merkel busca também comprometer o apoio de Washington à conferência sobre Mudança Climática da ONU que acontecerá em dezembro em Copenhague e que buscará firmar as bases de um novo protocolo, que substitua o de Kioto.

Em seu terceiro encontro bilateral desde que Obama assumiu a Presidência em janeiro passado, ambos os líderes tratarão a possível recepção pela Alemanha de presos da base americana de Guantánamo e a crise pós-eleitoral iraniana. A situação no Oriente Médio e na Rússia será outros dos assuntos da reunião.

Fonte - G1

Nota DDP: Para se conhecer um pouco mais sobre alguns contornos da atuação da chanceler Merkel neste processo que envolve as questões globais a partir da Europa, com a integração dos EUA, podem ser acompanhadas em "Movimento para recuperar domingo como dia de descanso".
Related Posts with Thumbnails