quinta-feira, 4 de junho de 2009

Compromissos de trabalho e férias não anulem o espaço de Deus

Vaticano, 03 Jun. 09 / 11:47 am (ACI).- O Papa Bento XVI assegurou que na experiência da fé se devem implicar todos os sentidos porque “a fé não é só pensamento; a fé abrange todo nosso ser”.

O Santo Padre dedicou ante 17 mil pessoas a catequese da audiência geral das quartas-feiras a Rabano Mauro, abade do monastério de Fulda, Arcebispo de Maguncia e "praeceptor Germaniae".

O Papa explicou que Rabano Mauro se caracteriza por "sua consciência extraordinária da necessidade de implicar, na experiência da fé, não somente a mente e o coração, mas também os sentidos mediante os aspectos do gosto estético e da sensibilidade, que levam a ser humano a desfrutar da verdade com toda sua pessoa ‘espírito, alma e corpo’. É muito importante porque a fé não é só pensamento; a fé abrange todo nosso ser".

Do mesmo modo, assinalou que o abade estava muito interessado pela liturgia e "não se dedicava à arte da poética como um fim em si mesmo, mas que a sujeitava, como qualquer outro tipo de conhecimento, ao aprofundamento da Palavra de Deus".

Ele preocupou-se por "introduzir seus contemporâneos, mas acima de tudo os bispos, presbíteros e diáconos, à compreensão do significado profundamente teológico e espiritual de todos os elementos da celebração litúrgica".

"Rabano Mauro também nos fala hoje, inclusive no tempo do trabalho com seus ritmos frenéticos ou nas férias, que nós temos que reservar tempo para Deus e não nos esquecer o domingo como o dia do Senhor, o dia da liturgia, para perceber na beleza das nossas igrejas, da música sacra, da Palavra, a beleza de Deus e deixá-lo entrar em nossa vida, porque só assim ela se torna grande e verdadeira", indicou o Papa.
...
Fonte - ACI Digital
Related Posts with Thumbnails