quarta-feira, 17 de junho de 2009

Impacto da mudança climática já é irreversível

Os efeitos da mudança climática já estão sendo sentidos nos Estados Unidos e este fenômeno pode ser irreversível, advertiu nesta terça-feira o governo do presidente Barack Obama, ao divulgar um relatório sobre o tema.

O aquecimento climático se traduz por uma elevação das temperaturas e do nível dos oceanos e pelo derretimento de geleiras e neves hibernais, destaca o documento elaborado pelo Programa de Pesquisa americano sobre o Aquecimento Climático, redigido por várias secretarias e a Casa Branca.

Se não houver modificação no consumo de energia, o aumento das temperaturas vai provocar ondas de calor mais frequentes, advertem os autores do estudo.

Os furacões, que se abatem regularmente sobre o sudeste, vão se tornar ainda mais devastadores na medida em que que se reforçam, ao passar por oceanos com águas mais quentes.

As regiões que já constataram um aumento das precipitações vão, provavelmente, sofrer com mais chuva e neve no futuro, enquanto que as mais áridas, como as do sudoeste, deverão conhecer períodos de seca com mais frequência.

O aquecimento terá um impacto sobre a agricultura no Meio Oeste americano, considerado o "celeiro" do país. Vai também fazer aumentar a demanda por energia, através da utilização mais frequente dos sistemas de climatização, segundo o relatório.

"A mudança climática já está presente em seu quintal", resumiu Jerry Melillo, um dos autores do relatório, intitulado "Global Climate Change Impacts in the United States" ("Impactos da Mudança Climática Global nos EUA", em inglês).
...
Fonte - BOL

Nota DDP: Outras nuances desta notícia, inclusive o link para acessar o referido relatório, podem ser acessados em matéria do Terra.

Desta, destaco:

"O que nós gostaríamos que as pessoas assimilassem é que a mudança climática está acontecendo agora e está, de fato, começando a afetar nossas vidas"
...
"Nosso destino está realmente em nossas mãos", ele disse. "O tamanho desses impactos é significantemente menor com controles apropriados".

Mais neste contexto em "Mundo caminha "como sonâmbulo" para desastres naturais, diz ONU"
Related Posts with Thumbnails