sexta-feira, 12 de junho de 2009

OMS declara pandemia de gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia global da gripe suína, causada pelo vírus H1N1, em uma reunião de emergência nesta quinta-feira, em Genebra.

A decisão de elevar o nível de alerta da fase 5 para a 6, o máximo da escala, foi tomada porque o vírus demonstra crescimento sustentado em pelo menos duas regiões do mundo.

Pelas regras da OMS, a fase 5 significa que o vírus se propaga de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma mesma região. Quando a propagação de pessoa para pessoa passa a ser registrada em, no mínimo, um país de outra região, a OMS deve elevar o nível para a fase 6, que caracteriza uma pandemia.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, disse porém que a decisão de declarar pandemia não significa que a doença esteja mais severa ou causando mais mortes do que antes.

"Nós temos evidências que sugerem que estamos diante da primeira pandemia do século 21", disse Chan. "Passar para a fase 6 de pandemia não significa que vamos ver aumento de mortes ou casos graves."

Desde abril, quando foi registrada pela primeira vez, no México, a doença já afetou 28.774 pessoas em 74 países e causou 144 mortes, segundo o último balanço da OMS, divulgado nesta quinta-feira.
...
Fonte - BBC
Related Posts with Thumbnails