quinta-feira, 4 de junho de 2009

Obama e a "paz e segurança" - Repercussões

Vaticano elogia discurso de Obama sobre relações dos EUA com islamismo

CIDADE DO VATICANO - O Vaticano demonstrou "grande apreço" pelo discurso que o presidente americano, Barack Obama, fez nesta quinta-feira no Egito, informou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Segundo Lombardi, as palavras do mandatário foram "muito importantes" e "muito significativas" para a relação entre os Estados Unidos e o mundo islâmico e para a paz internacional.

Sem detalhar o discurso de Obama, o porta-voz afirmou que vê "sintonia entre a Santa Sé e a administração norte-americana" em muitas questões relativas à política externa.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos ratificou, entre outras coisas, que o país tem um laço "inquebrável" com Israel, mas que defende a criação de um Estado palestino, o que já havia sido solicitado por Bento XVI durante sua peregrinação à Terra Santa, realizada entre os dias 8 e 15 de maio passados.

O discurso de Obama era muito aguardado pela comunidade internacional. Antes, ele havia se reunido no país com o presidente Hosni Mubarak. A viagem ao Egito faz parte da visita oficial do norte-americano ao Oriente Médio e à Europa.

Nas últimas semanas, Obama havia se reunido também com o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Fonte - O Globo

Nota DDP: Como se vê, os discursos estão cada vez mais afinados, sem contar que Obama deve visitar o Papa já em julho corrente.

Ver também "Ban Ki-moon elogia discurso de Obama".
Related Posts with Thumbnails