sexta-feira, 26 de junho de 2009

Igrejas pedem respostas eficazes para as alterações climáticas

Ética, liderança política e reflexão são factores essenciais para respostas

As alterações climáticas estão no centro de um seminário que decorre em Bruxelas. A organização está a cargo da COMECE - Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia, da Comissão Igreja e Sociedade da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e dos conselheiros políticos da Comissão europeia.

Ética, liderança política e reflexão são factores essenciais para uma resposta eficaz às alterações climáticas, considerou Pe Piotr Mazurkiewicz, secretário geral da COMECE.

Os representantes das Igrejas querem passar uma mensagem de esperança aos cidadãos da União Europeia, "encorajando-os a desenvolver mudanças no seu estilo de vida".

Os representantes da Comissão e do Parlamento europeu reconheceram que o apoio das Igrejas na luta contra as mudanças climáticas é essencial para convencer as pessoas a adoptar quotidianamente um comportamento que respeite o meio ambiente.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: No destaque o resumo das possibilidades em torno do tema. O alinhamento de órgãos e interesses, em uma autêntica troca de favores, de forma a "convencer as pessoas" das estratégias que serão tomadas neste tema. A religião trata de influenciar seus seguidores e, em contrapartida, recebe do segmento político o atendimento de seus interesses.

Quais seriam estes interesses? A COMECE já indicou um deles expressamente: a consagração do domingo como dia descanso. ("A Europa, as crises e o domingo" e "Movimento para recuperar domingo como dia de descanso")

Veja também "Bispos do G8 escrevem aos seus líderes políticos"
Related Posts with Thumbnails