sexta-feira, 19 de junho de 2009

EUA se preparam para eventual lançamento de míssil pela Coreia do Norte

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou, nesta quinta-feira, que os EUA posicionaram mísseis e um sistema de radares no Havaí para o caso de o governo da Coreia do Norte testar um míssil em direção ao Estado americano.

Em uma entrevista coletiva na sede do Pentágono, em Washington, Gates afirmou que as medidas são uma precaução tomada após serem divulgadas informações de que o governo de Pyongyang estaria se preparando para testar mísseis em direção ao arquipélago americano.

"Estamos monitorando de perto a situação na Coreira do Norte e estamos preocupados com o fato de que eles pretendam lançar um míssil em direção ao Havaí", afirmou Gates.

"Eu ordenei o posicionamento mísseis THAAD no Havaí e (o sistema de radares) SBX foi posicionado para dar apoio (..). Assim, sem telegrafar o que faremos, acredito que estamos em uma boa posição, caso seja necessário, para proteger o território americano", disse o secretário de Defesa.

Também nesta quinta-feira, PJ Crowley, porta-voz do Departamento de Estado americano, afirmou que um eventual novo teste de mísseis por parte da Coreia do Norte seria "um erro".
...
Fonte - BBC

Nota DDP: Veja também "Pyongyang pode lançar míssil em direção ao Havaí em julho".
Related Posts with Thumbnails