terça-feira, 9 de junho de 2009

Som musical ou ruído?

No Brasil, até os músicos leigos sabem fazer a distinção entre som musical e ruído, e nem precisam ser muito inteligentes para perceberem que os tímpanos são afinados para reforçar e encorpar os sons musicais básicos da harmonia na música erudita que as orquestras sinfônicas executam, e que nada têm em comum com o ruído das baterias.

No Brasil, se a pessoa já entende um pouco mais de música, em sua cabeça racional já não mais confunde a música em sua expressão equilibrada de melodia, harmonia, ritmo natural, forma, agógica, etc., com a monstruosidade de 90% de ritmo artificial e ruídos, e 10% de pobreza melódica, harmônica, destituída de forma.

Nenhum brasileiro aceitaria ir para o Céu a fim de, em nome de “música”, ficar durante a eternidade ouvindo o “ruído” de trovões e “barulho” de mar ferindo as rochas, só porque o Apocalipse usa essa linguagem simbólica para descrever a grandiosidade da música celeste, que tão bem a irmã White descreveu após suas visões. Só para ouvidos e neurônios queimados com baterias aqui, melhor escolher ficar ouvindo ruídos ensurdecedores no Céu. Aliás, apenas associar a expressão “música sacra” com “ruído de baterias” já representa uma heresia sem tamanho.

Para sermos bem honestos, no Brasil também os títulos de mestrado e doutorado não são capazes, por si só, de pôr no lugar cabeças confusas. Isto é obra do Espírito Santo em favor dos que desejam.

Qualquer professor se sentiria lisonjeado em ter um ex-discípulo que, com um simples artigo, pretensamente exegético, conseguisse uma façanha que nenhum ser humano do planeta em seis mil anos de História Universal conseguiu: convencer aos muitos bilhões de habitantes da Terra de que Deus resolveu fazer as pazes com Satanás, e que, por isso, o caminho largo e o caminho estreito agora vão dar no mesmo destino da bem-aventurança eterna, fazendo desta maneira jus ao Prêmio Nobel da Paz – 2009 ao infinito. O último teorema teológico de Fermat finalmente foi solucionado...

A exegese de um assunto que se concentra nos efeitos sem se interessar nas causas, certamente será tendenciosa. Assim, por exemplo, as testemunhas oculares, ao se expressarem, afirmaram que quase todos eram influenciados “por causa da música que é executada na cerimônia”. “... Então começam a tocar os instrumentos musicais até que não se consegue nem ouvir os próprios pensamentos, e sob o excitamento desses ruídos, eles levam grande parte da congregação para frente em todas as ocasiões.” “Seu livro de músicas é ‘Garden of Spices’ e tocam músicas dançantes com letra sagrada.” S. N. Haskell “Eles gritavam e cantavam suas canções até que se tornavam realmente histéricos.” (do relatório de Burton Wade a Artur L. White, 12 de janeiro de 1962) Vide “Música, Sua Influência na Vida do Cristão”, p. 36-38. CASA, 1ª. edição, 2005".

Desconheço qualquer congregação da IASD no mundo que mantenha a doutrina da “Carne Santa”, mas vejo quase todas sob as causas do excitamento que provocava a histeria. Estou constantemente ouvindo “músicas dançantes”, ritmadas, badaladas, “com letra sagrada” exatamente “sob o excitamento desses ruídos” (baterias).

Eu jamais cairia na vesguice exegética para provar que é justificável e recomendável o uso de craque, porque nos escritos de Ellen G. White nunca apareceu esta palavra.

A doutrina peculiar dos Adventistas sobre o Santuário, em que “terminação da graça” tem um significado único (ou pela morte, ou pelo fim da intercessão de Cristo), não pode ser levianamente aplicada a um hipotético passado, o que excluiria da salvação todos os que nascemos ou vivemos depois, inclusive o brilhante articulista. Nem é necessário saber falar em russo para ter capacidade de saber que qualquer tentativa de diálogo seria mera perda de precioso tempo.

Pr. Dario Pires de Araújo (Pastor e músico, participante do processo de formação do Hinário Adventista do Sétimo Dia atual e do antecedente, em recente manifestação sobre as novas tendências que têm surgido neste campo no meio adventista)

Fonte - Blog Literalmente Verdade
Related Posts with Thumbnails