quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ban Ki-moon convoca líderes mundiais para cimeira climática em Nova Iorque

O secretário-geral das Nações Unidas convocou ontem todos os líderes mundiais para uma cimeira climática a realizar a 22 de Setembro na cidade de Nova Iorque. Ban Ki-moon está insatisfeito com a prestação dos chefes do Governo nas negociações para um sucessor do Protocolo de Quioto e lembra que o mundo tem menos de dez anos para deter o aumento das emissões poluentes.

Ainda há muitas vozes dissonantes na mesa das negociações e muito trabalho a fazer para o futuro plano climático global. Ontem à tarde, Ban Ki-moon participou numa conferência de imprensa ao lado do presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, para “apelar à acção urgente dos líderes mundiais e de cada cidadão para as alterações climáticas”.

“As alterações climáticas são o maior desafio para esta e para as futuras gerações”, disse, lembrando que “as emissões estão a aumentar e o relógio não pára”. “Segundo os maiores cientistas do mundo, temos menos de dez anos para deter o aumento das emissões de gases com efeito de estufa, se quisermos evitar as suas consequências catastróficas para as pessoas e planeta”.

Ban Ki-moon referiu-se à cimeira de 22 de Setembro, a realizar na sede da ONU, como um acontecimento “sem precedentes”. “Estou a contar com a participação de todos, desde os países mais poluentes àqueles que mais sofrem com os efeitos climáticos”.

O objectivo é conseguir o ‘momentum’ político necessário para conseguir um acordo em Copenhaga.

Este ano “temos uma oportunidade única para alterar o curso das economias no sentido de um desenvolvimento sustentável e empregos verdes”. Em Dezembro, os governos reúnem-se em Copenhaga para negociar o sucessor de Quioto, que expira em 2012. “Se quisermos ‘assinar um acordo’ [‘seal a deal’] em Copenhaga, precisamos ser arrojados, ambiciosos e visionários. Por isso precisamos de todo o apoio e comprometimento dos líderes mundiais ao mais alto nível”, comentou na conferência de imprensa. Mas até agora, lamentou, “a resposta dos governos mundiais tem sido insuficiente”.

Para ajudar, as Nações Unidas lançaram a campanha “Seal the Deal!” para galvanizar o apoio público às negociações políticas. Através desta campanha, a ONU encoraja os cidadãos a assinarem uma petição mundial online que será apresentada aos líderes mundiais, “lembrando-lhes que devem negociar um acordo justo, equilibrado e eficaz em Copenhaga”, segundo o site da iniciativa. Até ao momento, a petição já tem 2870 assinaturas.

Fonte - Público

Nota DDP:
Existem outros poderes interessados nas "cimeiras" da ONU neste tema (Cimeira das Nações Unidas começa hoje). O interessante da notícia é a chamada para que o povo peça "providências".

As eventuais medidas a serem tomadas, por este ponto de vista, por mais esdrúxulas que possam parecer, serão de todo legítimas...

[Colaboração - Filipe Reis]
Related Posts with Thumbnails