O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou neste domingo (7) que apresentará os "princípios" de sua "política de paz e segurança" em um "grande discurso" que será feito em uma semana.
"Na próxima semana pronunciarei um importante discurso no qual apresentarei aos israelenses os princípios de nossa política para conseguir paz e segurança", disse Netanyahu ao iniciar a reunião semanal do conselho de ministros.
O anúncio chega três dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sublinhou em discurso no Cairo que a solução dos dois Estados é a única possível ao conflito do Oriente Médio e pediu o fim da ampliação das colônias judias na Cisjordânia.
O chefe do Executivo israelense e líder do partido direitista Likud rejeita a criação de um Estado palestino como fórmula para alcançar a paz, o que gerou atritos com os Estados Unidos, o principal aliado de Israel.
Esta semana, o jornal "Haaretz" publicou que Obama pretendia dar a Netanyahu prazo até julho para apresentar uma "posição atualizada" de sua política de paz e segurança.
Fonte - Folha
Nota DDP: Ver também "Obama e a paz e segurança".