terça-feira, 16 de junho de 2009

"Não temos outro rei senão Obama", um presidente à medida do Concílio Vaticano II

A revista jesuíta "America" é o único semanário nacional católico dos EUA. Em 25 de Maio de 2.009 publicou o artigo "Barack Obama e o Vaticano II". Um blog católico espanhol lançou suas considerações acerca da matéria em apreço, analisando a atividade do atual presidente dos EUA no contexto, como abaixo transcrito (tradução livre):

"Temos um presidente do Vaticano II". Assim começa o artigo. "America", a influente revista dos jesuitas yankees, (cerca de 45.000 assinantes), publica em seu número de 25 de maio o texto que nos ocupa, entitulado Barack Obama e o Vaticano II, assinado pelo jesuíta John W. O’Malley.

"Quando escutei seu discurso em Grant Park, Chicago, na noite em que foi eleito, e mais recentemente, quando tomou a palavra na ceremônia de graduação na Universidade Notre Dame, o que imediatamente me impactou foi isso. Em ambas ocasiões estava personificando e professando com seu ofício público o espírito do concílio", confessa o religioso.

O piedoso jesuíta considera que Obama encarna "o espírito do Concílio", porque o citado concílio tratou de um "nuevo estilo", um "estilo diferente de todos os concílios anteriores". "O Concílio", continua O’Malley, "evitou palavras que implicam castigo, vigilância, hostilidade, desconfiança e imposição de condutas, características dos concílios anteriores". Em seu lugar, o concílio recorreu a palavras que "refletem um novo modelo de conduta cristã". Palavras como, "irmãos e irmãs, cooperação, colaboração, família humana, consciência, colegialidade e, especificamente, diálogo. Estas novas palavras não se podem negligenciar como se fossem circunstâncias colaterais, ou mero escapismo".

Este companheiro de Jesus, sintetiza o valor desse concílio: "Este novo vocabulário fez do concílio um acontecimento lingüístico de primeira importância em toda a Historia da Igreja". Está claro que, apesar do despropósito, O’Malley sublinha um aspecto real: a novidade da linguagem do Concilio Vaticano II e sua influência na formação de uma nova "consciência" nos católicos."O Concílio – prossegue O’Malley – aspirava este novo estilo de vida, que leva consigo todo um novo proceder, levando a cooperação entre todos os homens de boa vontade, católicos e não católicos, cristão e não cristão, crentes e não crentes, ante os novos, massivos e às vezes terríveis problemas que afrontam hoje a Humanidade".

E Obama? "Esta é a razão porque, quando escutei os dois discursos de Obama me surpreendeu o muito que seu discurso coincidia com o espírito do Vaticano II"... Ele fazia um chamamento ao civismo, à acabar com as agressões verbais, à boa disposição para o trabalho comum, para tratar os problemas que temos em comum, incluindo o aborto, em lugar de uma paralizante obstinação por impor os próprios princípios sem considerar o que isso possa custar ao bem comum".
...
Despois de muitas outras interessantes considerações, conclui O’Malley seu louvor a Obama: para os que pensam que o espírito do Vaticano II enfraquece, é irônico pensar que não seja um bispo, mas o presidente dos Estados Unidos quem se levanta "no mais eficaz portavoz desse espírito". Segundo a "America", agora resulta que os EUA são a ponta da lança de uma nova unidade católica. A do "espírito do vaticano II", isso sim.

São Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha!

Nota DDP: Interessantemente, um outro blog espanhol que também publicou tal artigo defende a seguinte tese: "Ecumenismo não é outra coisa senão evangelizar os cristãos não católicos". Que aliás não é uma tese, mas uma verdade muitas vezes escamoteada.

No mérito, o Concílio Vaticano II foi recentemente defendido pelo Papa BXVI e, as considerações veiculadas nos blogs espanhóis de vertente católica e a própria matéria veiculada nos EUA denota que os poderes políticos e eclesiásticos se afinam.

Para saber mais sobre os contornos que se desenham com a impressão dos jesuítas neste contexto, visite o Minuto Profético.

Parafraseando a finalização do artigo transcrito, agora em seu devido contexto, impossível não se transcrever as Sagradas Letras:

Daniel 12:1
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

Maranta!

[Colaboração - Hiscael Moreno]
Related Posts with Thumbnails