sexta-feira, 19 de junho de 2009

Líderes religiosos dizem ao G8 que "paz é possível"

Roma, 18 jun (RV) - "Em um momento de crise econômica que derruba muitas seguranças, sentimos ainda mais forte a necessidade de uma orientação espiritual": esta é a exortação contida no documento final dos 129 participantes do IV Encontro de líderes religiosos, que se concluiu ontem, em Roma. O documento será entregue aos líderes políticos que se reunirão na cidade italiana de Áquila, de 8 a 10 de julho, para a cúpula do G-8.

No documento, lê-se que diante das inúmeras questões de caráter político, econômico, social e ecológico que interrogam a humanidade, necessita-se da sabedoria espiritual da qual as grandes religiões são depositárias, para orientar as culturas e fundar eticamente as respostas aos desafios do mundo contemporâneo.

Em especial, os líderes religiosos pedem aos políticos que dêem atenção ao continente africano, "encontrando novas fontes para financiar a cooperação e favorecendo o envolvimento dos Estados e das sociedades civis africanas, para que todo o continente possa renascer".

Sobre as mudanças climáticas, os participantes reiteraram a urgência da salvaguarda da Criação. "É preciso intervir – escrevem – para modificar os estilos de vida, para que se invertam as tendências destrutivas dos equilíbrios ambientais que observamos com crescente preocupação."

Por fim, o problema da guerra, chamada de "a mãe de todas as pobrezas": os líderes religiosos pedem aos Estados que deixem de considerar a guerra como estratégia para a solução de conflitos. "Nenhuma guerra é inevitável; a paz é sempre possível" – recordaram.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP:
Embora pareça repetitivo, o que demonstra a afinação do discurso, não perca o contexto:

- Abrir o espírito à busca do bem comum, pede Cardeal Tauran a líderes religiosos
- Ainda sobre a chamada do papa aos líderes do G8
- Papa pede para líderes mundiais darem atenção à religião
- Sarkozy pede uma nova ordem mundial
- A lei natural e a base da ética universal
Related Posts with Thumbnails