segunda-feira, 22 de junho de 2009

Obama preparado para eventual teste de míssil norte-coreano

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar “completamente preparado” para a eventualidade de um novo ensaio de um míssil norte-coreano, enquanto Pyongyang voltou a ameaçar Washington, lembrando que é “uma orgulhosa potência militar”.

O acentuar da tensão verbal acontece quando um navio norte-americano, o “USS John S. McCain”, vigia o cargueiro norte-coreano “Kang Nam 1”, que poderá transportar mísseis ou uma carga relacionada com o programa de mísseis de Pyongyang.

O navio norte-coreano, que se dirige para a Birmânia, poderá ser imobilizado e inspeccionado em alto mar, ao abrigo da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que agravou as sanções contra o regime de Kim Jong-il, na sequência do ensaio nuclear de 25 de Maio.

Numa entrevista à televisão americana CBS, que será divulgada hoje, Barack Obama disse que “a administração e os militares estão completamente preparados para quaisquer contingências”.

Interrogado sobre se essa declaração era um aviso de que os EUA estariam prontos para reagir militarmente a um novo ensaio de um míssil, o Presidente norte-americano disse que não.

“Não quero especular sobre cenários hipotéticos”, disse, sublinhando que está pronto para garantir a segurança da população norte-americana.

Um novo teste com um míssil Taepondong-2, potencialmente capaz de atingir os estados norte-americanos do Alasca ou do Hawai, tem sido avançado como uma das respostas possíveis de Pyongyang ao endurecimento de sanções decidido pelo Conselho de Segurança da ONU.

Esta manhã, o órgão oficial do Partido Comunista da Coreia do Norte, o "Rodong Sinmun", criticou o reforço militar norte-americano na região, que considerou “irresponsável”.

“Como a República Democrática da Coreia do Norte é uma orgulhosa potência nuclear, os Estados Unidos devem ter muito cuidado com quem estão a lidar”, escreveu o jornal.

Fonte - Público
Related Posts with Thumbnails