terça-feira, 9 de junho de 2009

Cristianismo na construção da União Europeia

No contexto das para o Parlamento Europeu, a 7 de Junho, a Agência ECCLESIA publica um dossier (ver notícias relacionadas) sobre as várias questões que se abrem num processo com mais de 50 anos de história mas que parece, nacional e internacionalmente, distante dos cidadãos, os europeus. Os textos publicados acrescentam ao debate perspectivas de cidadãos comprometidos pessoal e institucionalmente com o projecto Europeu.

O contributo da Igreja no futuro da Europa é aqui reflectido por Paulo de Almeida Sande, Coordenador do Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal. Destaca que num estilo "ecuménico", a acção da Igreja alastra a "todos os domínios e matérias da vida humana em sociedade". Na dimensão social da União Europeia, "a Igreja é indiscutivelmente um dos mais úteis parceiros". "A sua acção pode marcar a diferença entre um processo equilibrado, de sucesso, inclusivo, cidadão e solidário, e o naufrágio nos rochedos negros do debate institucional ou das discussões de lana-caprina viradas ao umbigo nacional". O coordenador não tem dúvidas que a Igreja Católica é um parceiro requestado da União Europeia.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Outras nuances do recente pleito europeu, já considerado neste espaço em "Avanço da direita nas eleições para Parlamento da UE", podem ser vistos em "A vitória conservadora no Parlamento Europeu" e "Novos deputados europeus devem ser fiéis à origem da UE".

O que há de ser notado neste processo, é que não se fez questão alguma de se esconder a ingerência explícita do poder de influência derivado da religião nos interesses seculares.

Outras reflexões interessantes, no blog O Tempo Final.
Related Posts with Thumbnails