quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cardeal do México assegura que a política pode ser também um caminho de santidade

O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os políticos a buscar a santidade servindo aos demais e criando «entre os cidadãos condições de igualdade nas oportunidades» para seu desenvolvimento, a exemplo de São Tomás Moro. «A atividade política deve realizar-se com espírito de serviço, é uma verdadeira vocação que dignifica a quem a exerce, concretamente no governo, no estabelecimento das leis e na administração pública, em seus diversos âmbitos», afirmou o Purpurado durante a festividade de São Tomás Moro, patrono dos políticos e legisladores católicos.

Seguidamente, chamou os políticos cristãos a recorrerem e viverem os princípios da Doutrina Social da Igreja, "que não é uma ideologia e menos ainda um programa político, mas que oferece as linhas fundamentais para uma comprensão do homem e da sociedade à luz de uma lei ética universal, presente no coração de todo homem e iluminada pelos princípios evangélicos".

"Não se trata de evitar os problemas, mas de enfrentá-los con o testemunho de uma fé coerente. Em uma sociedade laica devemos ser respeitodores de crentes e não crentes, mas nunca envergonhar-se para calar nossos princípios e convicções", expressou.

Com respeito aos legisladores, o Arcebispo do México sinalizou que "na atual sociedade pluralista, o legislador cristão se encontra com situações que contrastam e se confrontam com a conciência", e por tanto, "será a prudência cristã a virtude que lhe indicará o como comportar-se sem renunciar a voz de sua conciência retamente formada, e cumprir sua tarefa de legislador".

Fonte - Info Católica

Nota DDP: Definitivamente, as palavras de Cristo "a César o que é de César" não existem em contraste com tal ordem de afirmações. Chama atenção o chamamento constante aos políticos que têm feito ultimamente em todos os níveis da igreja romana, inclusive e principalmente pelo seu expoente máximo. Mais ainda, há de ser notado que no contexto da doutrina social da igreja sempre vem embutida a intenção de reconhecimento do domingo.
Related Posts with Thumbnails