terça-feira, 2 de junho de 2009

Crise: oportunidade para propor outro modelo social mais humano

MADRI, segunda-feira, 1º de junho de 2009 (ZENIT.org).- Por ocasião do Dia da Caridade, na solenidade de Corpus Christi de 14 de junho, a Comissão Episcopal da Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola publicou uma mensagem na qual sublinha as implicações sociais da Eucaristia.

“Há uma relação essencial entre Eucaristia e caridade. A celebração da Eucaristia tem implicações sociais”, diz a mensagem.

A mensagem sublinha, da situação atual, “os sintomas que percebemos e sofremos”.

“Desde que estourou a crise financeira, um número crescente de homens e mulheres afetados pela situação social e econômica está chamando às portas de nossas Cáritas, das paróquias, congregações religiosas e outras instituições eclesiais. Neles escutamos o clamor das vítimas e pudemos descobrir os novos rostos da pobreza.”
...
Esta crise, segundo a Comissão, evidencia “uma profunda quebra antropológica e uma crise de valores morais. A dignidade do ser humano é o valor que entrou em crise quando a pessoa não é o centro da vida social, econômica, empresarial; quando o dinheiro se converte em fim em si mesmo e não em um meio ao serviço da pessoa e do desenvolvimento social”.

“Se a profundidade da crise manifestou muitas misérias pessoais, sociais e éticas – sublinha a mensagem –, também é necessário reconhecer que está sendo oportuna para promover outro modelo social e econômico mais humano e justo e para despertar exemplares respostas de solidariedade.”

E assinala que “é admirável a generosidade que está se gerando entre amigos e no seio das famílias para enfrentar os efeitos da crise. São milhares os voluntários que estão dando o melhor de si mesmos, tentando ajudar os setores mais afetados e vulneráveis; também é digno de ser reconhecido o esforço sincero de muitos homens e mulheres do âmbito da cultura, da economia e da política, por oferecerem respostas concretas à crise”.

A Comissão Episcopal conclui afirmando que “se há algo positivo nesta crise, é a oportunidade de retificar e colocar as bases da convivência em valores sólidos capazes de construir uma ordem econômica e social mais transparente e justa. Aproveitemos o momento e peçamos ao Senhor, neste ‘Dia da Caridade’, que nos ajude a consegui-lo”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Nunca é demais lembrar que eucaristia traz em seu âmago direta correlação com o descanso dominical. Esta "solução" vem sendo proposta em diferentes oportunidades e maneiras no discurso romano:

"Políticos podem aprender da Eucaristia caminho para o bem comum"
"Crises e soluções"
"A catequese dominical"
"Papa insiste na centralidade da Eucaristia para vida da Igreja"
"Unidade entre os cristãos e o domingo"
Related Posts with Thumbnails