sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ainda sobre a visita ao Papa

O presidente francês Nicolas Sarkozy, recém eleito, visitou o papa Bento XVI nessa quita, dia 21. Entre outros assuntos destacaram juntos sobre a importância da religião no mundo, em especial a importância da Igreja Católica. Repassaram a questão das relações entre igreja e estado. Sarkozy escreveu um livro “A república, as religiões, a esperança”, o que l deu um volume de presente ao papa. Essa questão das religiões toma vulto entre os líderes políticos diante da cada vez maior impossibilidade de encontrar soluções para os grandes problemas do planeta. Assim sendo, as religiões, sob a liderança da Igreja Católica, estão sendo conclamadas a assumir a solução desses problemas. A ICAR tem uma proposta de solução, a santificação do domingo, para reformar a família tradicional pela participação de seus membros nas missa e na eucaristia.

Destaque-se que o atual papa defende a idéia de um poder moral acima da ONU e acima das nações. Esse poder moral seria, como na Idade Média, a Igreja Católica. Tal idéia é defendida em razão do aumento dos problemas de natureza moral, social e política no mundo.

O atual presidente da França tem uma visão diferente de seu antecessor quanto as religiões. Ele acha importante a laicidade, mas defende a mesma idéia do Vaticano, que a Europa não pode esquecer suas raízes cristãs do passado. O seu antecessor defendia idéia contrária, pelo que ficou de fora da Constituição da Europa, que ainda não foi ratificada, um artigo tão desejado pelo Vaticano em que se mencionaria que a Europa devia sua pujança atual às suas raízes cristãs. O presidente anterior entendia que isso remetia a um passado em que a ICAR era a igreja oficial da Europa. Já o atual presidente pensa diferente, e defende que a Europa deve sim reconhecer seu passado medieval como sendo parte de suas raízes culturais. Isso é um sinal positivo para que a ICAR recupere seu poder na Europa. Veja sobre essa visita do presidente francês nos links abaixo.

Fontes: http://www.zenit.org/article-17118?l=portuguese
http://www.zenit.org/article-17119?l=portuguese
Em: 21-12-2007

Fonte - Cristo Voltará
Related Posts with Thumbnails