segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Que o Papa fale de esperança «é retomar o centro da mensagem cristã»

MADRI, domingo, 2 de dezembro de 2007 (ZENIT.org ).- No marco de um simpósio internacional em Madri, Espanha, na Fundação Paulo VI, sobre «O direito a um desenvolvimento integral», o professor da Universidade Gregoriana de Roma e sacerdote Dario Vitali declarou a Zenit, a propósito da nova encíclica de Bento XVI, que lhe «parece uma grande intuição falar de esperança hoje».

Falar «não só em chave de espera do futuro mas de ‘escatologia’, ou seja de realização do Reino de Deus, é retomar o centro da mensagem cristã», comentou.
...
"... digo que me parece uma grande intuição a de falar de esperança hoje. Por quê? Na perspectiva justamente do que acabamos de dizer, em relação à Populorum Progressio, a destruição do ecossistema determina que tenhamos preocupação pelo futuro.

Não nos fazemos já a pergunta de onde viemos mas nos fazemos a pergunta dramática de para onde vamos. O que será do planeta, o que será da humanidade, o que será de nossas vidas, que será das crianças.

Nesta perspectiva, falar de esperança em chave não só de espera do futuro mas em chave de ‘escatologia’, de realização do Reino de Deus, é retomar o centro da mensagem cristã. Jesus anunciou o Reino de Deus."

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Nunca é demais relembrar que o Papa BXVI já apontou um dos caminhos a ser seguido por conta do aquecimento global, o sentido ecológico do domingo. Como também demonstrado, já existem vozes que ecoam esta realidade no meio secular, tanto do ponto de vista relacionado ao ecossistema, quanto do descanso imprescindível ao homem.
Related Posts with Thumbnails