quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Merrill Lynch não tem dúvida: EUA vão entrar em recessão

Segundo uma análise do banco de investimentos Merrill Lynch, a probabilidade de recessão nos EUA no próximo ano é de 100%.

O estudo usa a curva de rendimento -- a rentabilidade, representada através da taxa de juros, de um determinado investimento ao longo do tempo -- e os spreads corporativos (a relação entre o rendimento do título e o seu prazo de vencimento) para prever a chance de recessão nos próximos 12 meses.

Segundo o relatório, o mercado acionário está precificado em 40% para este cenário de recessão e muitos setores cíclicos, especialmente matérias-primas, tecnologia e indústrias, mal descontaram este cenário, que, no passado, envolveu um declínio de pelo menos 20% nos lucros corporativos.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP:
Interessante pensar que os super-poderes conferidos legislativamente ao Presidente americano poderiam encontrar em um de seus gatilhos uma crise econômica. O último ano do mandato de Bush projeta "grandes emoções".

Há algum tempo atrás reuni aqui uma série de matérias sobre os efeitos da crise econômica americana em seu posicionamento como nação democrática, como pode ser lido em A crise imobiliária americana e os eventos finais. Nesta encontram-se diversos links que demonstram a progressão do império para os caminhos de uma ditadura.

Se não tiver paciência de abrir todos os links, abra ao menos Império vs Democracia e, dentre outras vislumbre o impacto da seguinte afirmativa:

"Independentemente dos desenvolvimentos que se venham a registar, a minha forte convicção é de que os EUA vão continuar a manter um governo constitucional de fachada, até serem surpreendidos pela falência financeira."
Related Posts with Thumbnails