Nesta manhã (17), algumas entidades, assim como vereadores de Cascavel, se reuniram para discutir uma Lei Federal, que prevê o funcionamento do comércio em geral nos domingos e feriados, desde que esteja de acordo com a legislação municipal.
"Estamos provocando uma discussão diminuta. É preciso reunir todas as entidades interessadas para falar sobre o assunto. Precisamos ver de que forma vai ser realizado o trabalho, se vai ser remunerado e como serão as folgas", esclareceu o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Cascavel e Região (Sindec), Paulo Roberto Morais.
Segundo o presidente do Sindec, esta determinação vai fazer com que o consumidor que compra de segunda a sábado, transfira o dia dos investimentos para o domingo, não trazendo novos clientes para o comércio.
Paulo representou uma das partes mais interessadas e que pode ser prejudicada com esta nova norma: os funcionários do comércio. "Domingo é um dia em que se congrega a família. É um dia de descanso e o dia em que os trabalhadores tem oportunidade de participar dos acontecimentos sociais. Se as folgas dos domingos não acontecerem, precisamos normalizar o funcionamento do comércio e de que forma os empregados serão recompensados", explicou.
Hoje foi a primeira discussão sobre o assunto e algumas idéias divergiram durante o encontro. Enquanto alguns propuseram ponto facultativo, outros diziam que isso poderia fazer os pequenos empresários perderem clientes e enfraquecerem.
Outras reuniões deverão ser agendadas para debater a questão, tendo em vista que será preciso ouvir consumidores, empregados e empregadores antes de acatar a decisão.
Veja também o vídeo: Central Gazeta de Notícias
NOTA: Todo trabalhador tem o direito de um dia de folga semanal. No entanto, essa discussão acontece num momento histórico estratégico, já que em breve, a crise final revelada no Apocalipse (Lei Dominical) começará nos EUA, e se espalhará para outros países.
Fonte - Minuto Profético