quarta-feira, 28 de novembro de 2007

É bom e ecológico descansar ao domingo

Por força da última manifestação do Papa BXVI acerca da necessidade de serem mudados os posicionamentos morais das pessoas em relação à salvaguarda da natureza, interessante relembrar o quanto afirmado pelo mesmo quando de sua visita à Austria em Setembro (pp), o que faço transcrevendo um artigo que localizei hoje na internet, que nos dá portanto, outra perspectiva sobre a mesma questão.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Bento XVI liga descanso semanal à preocupação pelo ambiente e diz que o sentido do domingo como “festa semanal da criação” deve ser preservado.

É bom e faz bem ao ambiente reencontrar o sentido do descanso de domingo. Foi esse o tom da homilia do Papa Bento XVI, ontem, na despedida da Áustria, após três dias de visita ao país, naquela que foi a sua sétima viagem fora de Itália desde o início do pontificado em Abril de 2005. Na missa que celebrou de manhã na catedral de Santo Estêvão, em Viena, o Papa defendeu a dimensão religiosa do descanso semanal, acrescentando-lhe uma preocupação ecológica.

“Numa época em que, por causa das intervenções humanas, a criação parece exposta a múltiplos perigos”, é necessário reencontrar o sentido do domingo que comemora a criação do mundo por Deus”, afirmou o Papa, citado pela AFP.

Lamentando que o tempo de lazer seja cada vez mais “vazio”, que não dá às pessoas o revigoramento de que necessitam, Bento XVI acrescentou que “o apetite desenfreado de viver que não dá nenhuma paz aos homens acaba no vazio de uma vida perdida”. a missa de domingo, ao contrário, é uma “necessidade interior” para os cristãos, “um espaço de liberdade que nos faz olhar para lá do activismo da vida quotidiana”. Do mesmo modo, o repouso semanal permite entender “qualquer coisa da liberdade e igualdade de todas as criaturas de Deus”.

As palavras de Bento XVI entraram a direito num dos actuais debates político-sociais da Áustria. A hierarquia católica tem defendido o repouso dominical, numa altura em que diversos grupos económicos e comerciais reclamam poder abrir neste dia. O próprio cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, disse ontem perante o Papa, ao acolhê-lo na catedral, que estava contente por se ter constituído uma espécie de “aliança pelo domingo”, que reúne grupos católicos e organizações da sociedade civil.

“Dar à alma o seu domingo, dar ao domingo a sua alma”, pediu o Papa, citado pela Reuters, repetindo uma frase de um bispo alemão do século XX. O dia semanal de descanso é uma “festa semanal da criação”, afirmou Bento XVI, e deve ser uma recordação semanal dos perigos que o planeta enfrenta, acrescentou.

Fonte - Religionline

Não há sequer o que se destacar no texto. É cumprimento profético em seu estado mais óbvio.
Related Posts with Thumbnails