segunda-feira, 5 de novembro de 2007

38% das espécies de peixe de água doce podem ser extintas na Europa

da Efe, em Genebra

Cerca de 200 espécies das 552 variedades de peixes de água doce na Europa estão ameaçadas de extinção, e 12 já desapareceram, diz uma pesquisa da UICN (União Mundial para a Natureza) divulgada em Genebra (Suíça).

"Com 200 espécies --38% das que habitam rios e lagos europeus-- ameaçadas de extinção na Europa, devemos agir agora para evitar a tragédia", advertiu William Darwal, coordenador do Programa de Espécies da União.

Na quinta-feira, foi apresentado na cidade suíça de Gland o novo "Manual de Peixes de Água Doce na Europa", redigido após sete anos de pesquisas, nas quais foram descobertas 47 novas espécies.

Segundo Darwal, "o nível de perigo é muito maior do que o enfrentado por pássaros e mamíferos".

O estudo indica que muitas das espécies em perigo não são consideradas nem "carismáticas" nem têm valor aparente para as pessoas, por isso raramente atraem a verbas necessárias para sua preservação, e só poucos perceberão seu desaparecimento.

No entanto, o manual ressalta que essas espécies "são parte importante de nosso patrimônio e essenciais nos ecossistemas de água doce de que dependemos para a purificação de água e para o controle das inundações".

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails