da Efe, em Genebra
Cerca de 200 espécies das 552 variedades de peixes de água doce na Europa estão ameaçadas de extinção, e 12 já desapareceram, diz uma pesquisa da UICN (União Mundial para a Natureza) divulgada em Genebra (Suíça).
"Com 200 espécies --38% das que habitam rios e lagos europeus-- ameaçadas de extinção na Europa, devemos agir agora para evitar a tragédia", advertiu William Darwal, coordenador do Programa de Espécies da União.
Na quinta-feira, foi apresentado na cidade suíça de Gland o novo "Manual de Peixes de Água Doce na Europa", redigido após sete anos de pesquisas, nas quais foram descobertas 47 novas espécies.
Segundo Darwal, "o nível de perigo é muito maior do que o enfrentado por pássaros e mamíferos".
O estudo indica que muitas das espécies em perigo não são consideradas nem "carismáticas" nem têm valor aparente para as pessoas, por isso raramente atraem a verbas necessárias para sua preservação, e só poucos perceberão seu desaparecimento.
No entanto, o manual ressalta que essas espécies "são parte importante de nosso patrimônio e essenciais nos ecossistemas de água doce de que dependemos para a purificação de água e para o controle das inundações".
Fonte - Folha