sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Bento XVI prepara uma Encíclica Social

Nas comemorações dos 40 anos da encíclica «Populorum Progressio» do Papa Paulo VI

Nas comemorações dos 40 anos da encíclica «Populorum Progressio», Bento XVI está a “preparar a sua primeira encíclica social” – disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, depois da visita desta manhã (8 de Novembro) dos bispos portugueses ao Conselho Pontifício Justiça e Paz. A encíclica «Populorum Progressio» foi escrita pelo Papa Paulo VI e tem a data de 26 de Março de 1967. Tem como tema central o desenvolvimento dos povos.

Contacta pela Agência ECCLESIA, Manuela Silva, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, acha que o documento “dará novo alento aos cristãos sobre a Doutrina Social da Igreja”. E acrescenta: A «Populorum Progressio» foi uma das encíclicas que teve maior repercussão a nível da sociedade civil”. O documento do Papa Paulo VI chamava a atenção para as questões da solidariedade entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Actualmente, as problemáticas são distintas visto que “vivemos numa era da globalização”. Se fosse convidada a ajudar na feitura do documento de Bento XVI, Manuela Silva aponta algumas prioridades: “fazer da globalização um processo mais justo e equitativo; regulamentação dos mercados; denunciar os egoísmos dos povos; mercado de trabalho vulnerável; valorizar a dignidade da pessoa humana e crescimento domínio da componente financeira”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
De fato algumas encíclicas papais tiveram substancial influência na sociedade civil na história mais recente do mundo, vide a questão derivada da Revolução Industrial. Como passamos por uma nova revolução, a dos desafios em um mundo globalizado, é de se esperar que tal documento forneça muitas "idéias" para utilização em um futuro próximo. Aguardemos o conteúdo que será trazido neste documento e seu impacto fora do âmbito da própria ICAR, como já declinado em outras oportunidades neste espaço.

Tenho uma leve impressão que o domingo vem no pacote...
Related Posts with Thumbnails