quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ante alarme ambiental, Papa pede «despertar moral»

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 27 de novembro de 2007 (ZENIT.org).- Ante o sinal de alarme provocado pela degradação do ambiente, Bento XVI assegurou que é necessário um «despertar moral a favor da terra».
...
O tema do encontro que congregou 4.000 participantes – empresários, políticos, sindicalistas, teólogos, etc. – era «Viver de outra maneira por um desenvolvimento duradouro e solidário».

A mensagem pontifícia reconhece que «é necessário alegrar-se pelo fato de que nossos contemporâneos reconheçam cada vez mais a necessidade de um desenvolvimento duradouro para deixar às gerações futuras um planeta verdadeiramente habitável, na perspectiva oferecida pelo Criador (cf. Gêneses 1)».

O texto se faz porta-voz dos medos dos homens e mulheres de hoje: «esgotamento dos recursos do planeta, aumento do gás de efeito invernal, crescimento das catástrofes naturais, emissão excessiva de anidrido carbônico».

«São alguns dos sinais de alarme que convidam a um despertar moral a favor da terra», reconhece.
...
«Trata-se dos princípios elementares de justiça e equidade e do destino universal dos bens da terra. É também o sistema de trabalho sobre o qual é necessário refletir.»

O Papa pediu que cada um dos cristãos «adotasse novos comportamentos para tutelar a natureza e o ambiente».

«A inteligência humana tem muitas possibilidades para estimular um novo desenvolvimento duradouro», conclui a mensagem.

Fonte - Zenit

Nota DDP:
O discurso claramente se encaminha para o reconhecimento do "sentido ecológico do domingo", como anteriormente já defendeu o Papa BXVI. É interessante que a presente notícia invoca a mudança de comportamento, na perspectiva de Gênesis 1, quanto tempo para passar deste ao versículo 2 do próximo Capítulo?

Gn 2:2
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.


NOTA Minuto Profético: A ligação entre o ECOmenismo e a futura Lei Dominical é evidente. E, ultimamente, este discurso da parte do Vaticano tem sido enfático.
Related Posts with Thumbnails