quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Ideologias, Informação e Meio Ambiente

Por Vilmar Berna escritor com 15 livros publicados. Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente. É fundador e superintendenteexecutivo da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental (http://www.rebia.org.br) e editor do Portal do Meio Ambiente (http://www.portaldomeioambiente.org.br), da Revista do Meio Ambiente(http://www.revistadomeioambiente.org.br), http://envolverde.ig.com.br.

De boas intenções – e de boas idéias – o inferno está cheio. O problema por detrás das idéias são as pessoas. Uma idéia que se propõe a se bastar por si própria como explicação do mundo, tende a se tornar uma ideologia. E uma ideologia que se propõe a única verdadeira, tende ao fundamentalismo totalitário. Não é à toa que tendem a não funcionar como explicação e organização de mundo.
...
Se no passado essa dominação se dava por meio de chicotes, masmorras e assassinatos hoje se dá pela divulgação de mentiras, meias verdades, mitos, pelo uso intensivo do marketing e da propaganda difundindo idéias, em todos os canais e o tempo todo...

Nota DDP:
O texto me chamou atenção, a despeito do engajamento verde do autor, para o fato que esta própria pregação do meio ambiente está a criar a ideologia pelo controle da informação que o artigo critica. O resultado, em todo caso, é de fato aquele apontado, uma idologia única e verdadeira, apontando para um fundamentalismo totalitário.
Related Posts with Thumbnails