quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Lei Dominical

Existem pessoas que não crêem no estabelecimento de uma lei nos EUA, proibindo liberdade religiosa, uma vez que este é um direito assegurado pela sua constituição; principalmente numa lei que promoveria perseguições e segregação de uma classe de pessoas, afinal os EUA, são conhecidos por ser o país da liberdade. Isso não soa muito coerente. Haveria algum texto escatológico na Bíblia, mencionando a promulgação de tal lei?

Por favor, leia com atenção o salmo 94.

Veja como o tema central deste salmo está relacionado com as profecias de Apocalipse, vamos analisar os parágrafos isoladamente.

Par. 3Até quando os ímpios, ó Senhor, até quando os ímpios saltarão de prazer?

Note que esta é a mesma súplica dos santos em Apocalipse 6:10 .

Ap. 6:10 – Até quando, ó verdadeiro e santo Soberano, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terá ?

Neste texto destaco a palavra ‘vingas’, essa é a reivindicação dos santos a Deus, um pedido de justiça. Voltemos a ler o primeiro parágrafo do salmo 94, como o seu autor dirige-se a Deus?

Par. 1 e 2 – Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece ! Exalta-te ó juiz da terra; dá o pago aos soberbos.

Sem dúvidas este salmo está relacionado com o dia do juízo, contra os soberbos que praticam a iniqüidade e oprimem os santos, pois desprezam a Deus.

Par. 7 a 10 – Dizem: O Senhor não vê; nem para isso atenta o Deus de Jacó. Atendei ó néscios dentre o povo; vós insensatos, quando sereis sábios? Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho não verá? Aquele que repreende as nações, não castigará? E o que dá conhecimento ao homem não saberá?

Depois, no parágrafo 12 e 13, o autor fala de um povo que pertence a Deus, ele identifica quem é este povo, exatamente como o profeta João, registrou em Apocalipse 14:12 e 13 . Compare os dois textos.

Par.12 e 13 – Bem-aventurado o homem a quem repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei; tu lhe dás descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.

Ap. 14: 12 e 13 – Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Então ouvi uma voz do céu que dizia: Bem-aventurado os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansarão dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanharão.

Quando vierem os dias maus, dias de angústia para um povo que será perseguido, justamente porque insistem em guardar os mandamentos de Deus, sua santa lei, eles encontrarão descanso.

Aqui cabe uma observação. Note que existe uma separação entre dois povos. Aqueles que receberam a sinal da besta, não tem descanso (Ap. 14:11) , mas o outro grupo, que recebeu o selo de Deus (Ap. 7:3), este sim, tem descanso. Onde está a diferença? Nos mandamentos !

Quem guarda os mandamentos tem assegurado um dia de descanso, o sétimo dia, os que não guardam os mandamentos não tem este privilégio, pois “aboliram” a lei. Este descanso citado em Apocalipse, é o descanso sabático do quarto mandamento. Algumas Bíblias trazem a palavra repouso. Pesquisei num dicionário grego na internet e as duas palavras, repouso e descanso, vem da mesma palavra grega, e é a mesma usada no texto de Êxodo 20:10 .

Prosseguindo no salmo 94, do parágrafo 16 ao 21, ele se refere ao tempo de angústia de Jacó, tempo em que os ímpios procurarão destruir o povo remanescente.

Par. 16 a 21 – Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniqüidade? Se o Senhor não fora o meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio. Quando eu disse: o meu pé vacila, o teu amor, ó Senhor, me susteve. Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as tuas consolações alegraram a minha alma.

Então, no parágrafo 20, quando se levanta o trono da iniqüidade, de quem falou Paulo em 2 Ts 2:8 a 10, e já relacionamos com a besta de Apocalipse 13 em estudo anterior, este homem terá o poder de promulgar uma lei, que permitirá perseguir e matar os santos de Deus, que se recusam a reconhece-lo como líder e a sua autoridade, preferindo guardar uma outra lei divina, não forjada por mãos humanas. Haverá um grande alvoroço, uma grande agitação, para condenar pessoas inocentes e tirar-lhes a vida, por causa de um falso decreto religioso, exatamente como aquele usado contra Daniel em Babilônia (Dn 6).

Par. 20 e 21 – Pode acaso associar-se contigo o trono de iniqüidade, que forja o mal, tendo por pretexto uma lei? Acorrem com estrépito contra a vida do justo, e condenam o sangue inocente.

Trono da iniqüidade. Trono é um governo, iniqüidade são as falsas doutrinas e os prodígios da mentira, cheios de engano e injustiça.

Portanto, este poder religioso exercido pela nova besta, que fundirá num só corpo, o espírito da primeira besta, o papado, o espírito do falso profeta, o protestantismo apóstata, e o espírito do dragão, o espiritismo (Ap. 16:13 e 14), imporá uma lei humana, contrária a lei de Deus, para destruir o remanescente.

Outro profeta chama a atenção para qual lei devemos obedecer, naquele tempo de angústia. Embora o cenário seja assustador, ele exorta o remanescente a fixar seus olhos na breve recompensa.

Malaquias 4 - O dia do Senhor.

Certamente aquele dia vem; arderá como fornalha. Todos os soberbos e todos os que cometem a impiedade, serão como o restolho, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.

Mas para vós, que temeis o meu nome (tem o testemunho de Jesus), nascerá o sol da justiça trazendo salvação debaixo das suas asas. E saireis, e saltareis como bezerros libertos da estrebaria.

Pisareis os ímpios, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.

Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo Israel, os estatutos e os juízos (e guardam os mandamentos de Deus).

Qual mandamento deverei eu respeitar as vésperas do dia do Senhor? Um texto escrito por mãos humanas, ordenando guardar os domingos e festas, ou o texto original, escrito pelo dedo do próprio Deus, lá em Horebe, dado ao seu servo Moisés, dizendo: Lembra-te do dia sábado para o santificar.

Deus pede para lembrar , no tempo que precede o seu juízo, algo que o mundo deseja esquecer, por isso não entrarão no descanso do Senhor.

Hebreus 4:9 a 11 – Portanto, resta ainda um descanso para o povo de Deus; pois aquele que entrou no descanso de Deus, ele próprio descansou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, portanto, entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Mas a boa notícia do salmo 94 está nos últimos dois parágrafos.

Par. 22 e 23 – Mas o Senhor é meu alto retiro, e o meu Deus a rocha em que me refugio. Ele fará cair sobre eles a sua própria iniqüidade, e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor Deus os destruirá.

Naquele tempo de angústia, encontraremos refúgio no Senhor, e todo o mal que eles tentarem lançar sobre os santos, cairá sobre eles mesmos, porque o Deus de Jacó, é um Deus Vingador . Então estará atendida a oração do salmista ...

Salmo 94: 1 e 2 - Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece ! Exalta-te ó juiz da terra; dá o pago aos soberbos.

Amém !

Nota DDP:
O presente estudo deve ser considerado em conexão com os apontamentos alinhados nos posts O Sonho - Parte 1 e o Sonho - Parte 2, por possuírem a autoria do mesmo irmão colocaborador deste blog.
Related Posts with Thumbnails