quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Vasectomia Causa Demência

Recebo um interessante email de um leitor do DDP e o reproduzo, ipsis literis, neste espaço:

____________________________________________________
Bomba! Vasectomia Causa Demência

O espírito de profecia afirma que o excesso de ejaculação causado pela masturbação (vicio solitario) causa demência. É um dos textos mais ridicularizados pelos que detestam Ellen White. Todo adventista fica meio encabulado com estes textos do seculo 19. Porém, hoje meu queixo caiu lá embaixo. E mais uma vez eu digo: Viva nossa profetiza!! (eu nunca disse isso)

Abrindo a revista WELCOME de Out de 2007 do Aeroporto de Congonhas, na página 25 tem o artigo do Dr. Jorge Forbes (psicanalista e psiquiatra) que preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana e dirige o Projeto Análise.

Transcrevo abaixo o artigo:
................................
Vasectomia e Demência

É um equivoco pensar na medicina sem a subjetividade humana

Vasectomia aumenta o risco de demência, e isso não é uma piada pronta.

Aconteceu nos Estados Unidos: um homem procurou o serviço de doenças cognitivas, ou seja, que afetam o raciocínio, do Centro de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade Northwersten de Chicago. Era relativamente jovem, 43 anos, e apresentava dificuldade em achar palavras e contar uma história. Perguntado pelo médico que o atendeu desde quando tinha notado este sintoma, respondeu, sem hesitar, que isso havia começado depois de ter se submetido a uma vasectomia. O médico não achou que era uma piada, pensou que poderia ser verdade, veremos por quê.

Primeiro o diagnóstico. O que se constatou é que o paciente sofria de um tipo de demencia chamada de Afasia Progressiva Primária (APP). É uma demência diferente da conhecida e temida Alzheimer. Enquanto nesta o sintoma mais evidente é a perda de memória, na APP o que se destaca é uma perda gradual da capacidade de linguagem. Pois bem, o médico pôde aceitar a hipotese do paciente por ter lembrado que existe uma proteína de nome TAU, que só é encontrada em dois lugares no organismo, no cérebro e no esperma. Alterações no metabolismo dessa proteína estão na base da demência afásica.

Ocorre que pacientes vasectomizados apresentam com frequência uma queda na barreira hemato-testicular, levando de 60% a 70% desses homens a desenvolverem anticorpos antiesperma. Por uma reação cruzada, esperma-cerébro, esses anticorpos atacariam a proteína TAU cerebral, aumentando o risco de demência APP.

No estudo que seguiu ao atendimento desse caso capitaneado pela Dra. Sandra Weintraub, com a colaboração do conhecido Marsel Mesulam, e publicado em dezembro passado, 40% dos homens com diagnóstico de APP confirmaram terem feito vasectomia, o que é um alerta. Ainda faltam dados que possibilitem conclusões mais seguras, especialmente uma amostra significativa de quantos homens operados desenvolveram APP; é o que se está buscando. Mesmo assim, desde agora, essa descoberta se junta a outros exemplos que relativizam a crença cega na manipulação corporal cada vez mais em voga nos adeptos de uma Cosmiatria- nome novo para o casamento de medicina com a cosmética -nascente.

Note-se que anticorpos antiesperma também podem surgir em homens não
vasectomizados, por mecanismo não de todo conhecido, o que explica a ocorrência desses anticorpos também em mulheres.

Moral da história: enganam-se os defensores de uma medicina asséptica idealmente limpa da subjetividade humana, sem risco, onde a felicidade seria um dado previsivel de laboratório. Mais uma vez constatamos a verdade enunciada na frase do psicanalista Jacques Lacan: "Da nossa
condição de sujeito somos sempre responsáveis".

Fonte - Jorge Forbes
.................................
Minha conclusão: Como foi visto esta descoberta foi publicada em dezembro de 2006. É alarmante ver que coisas que Ellen White escreveu e achávamos idiotas estão se tornando realidade. Ao começar pela ligação esperma- cerébro e a terminar por aquecimento global e guarda dominical

Estou estupefato.
____________________________________________________

Nota DDP:
Como bem delineado pelo nosso leitor, o assunto é extremamente polêmico e, tendo em vista minha completa ignorância para processos médicos, vou me abster de maiores comentários e deixar ao leitor suas próprias conclusões, no entanto, saliento que correlações deste porte pelo segmento especializado não são novidade, remontam a própria época da Sra. White e, mais recentemente, segundo rápida pesquisa que empreendi, foram aventadas por outros especialistas, como por exemplo:

"A masturbação em particular, pode causar uma variedade de desordens sérias, tanto físicas quanto mentais, entre elas, a consumação, a deterioração da visão, desordens de digestão, a impotência, ... e a insanidade;" (SZASZ, Thomas S. The new product – masturbatory insanity. In: ---. The manufacture of madness. London: Paladin Books, 1977. pp. 211-236.)

De qualquer maneira, agradecemos ao leitor atento sua contribuição e continuamos franqueando este espaço aos irmãos que queiram contribuir com este blog.

"Isto torna muito difícil vencerem a tentação para condescender com a pecaminosa prática da masturbação, a qual nesta época quase é praticada universalmente. Este hábito debilita as faculdades físicas, mentais e morais, e obstrui o caminho para a vida eterna." (Mensagens Escolhidas - Vol. 3 - Ellen G. White - Pág. 286)
Related Posts with Thumbnails