segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Opinião: 'Conclusões do IPCC não são infalíveis'

...
Embora a maioria dos participantes sejam cientistas e confiram uma aura de objetividade ao trabalho, dois pontos devem ser notados:

Isto é, de certa forma, um processo político (toda vez que os governos são envolvidos acaba sendo assim).

Cientistas são meros mortais observando um sistema tão complexo que nós não podemos prever com precisão seu futuro, nem mesmo cinco dias à frente.
...
A tendência a sucumbir ao pensamento do grupo e ao instinto de seguir a manada (hoje chamado formalmente de informational cascade) é talvez tão forte entre cientistas como em qualquer outro grupo porque nós, por definição, temos de ser "os que sabem" (do latim sciere, saber).

Você não ousa ser visto como "o que não sabe", por isso nós sucumbimos à pressão para ser vistos como "os que sabem".
...
Nesse esquema modelos versus comparações de dados, nós encontramos inconsistências graves - portanto, sou cético com relação a nossa habilidade de invocar causa e efeito sobre o passado e o futuro do clima.
...
O melhor conselho a respeito do conhecimento científico, que certamente se aplica ao clima, me foi dado pelo senhor Mallory, meu professor de física do ensino médio.

Ele propôs que nós sempre começássemos uma declaração científica com a seguinte declaração: 'No nosso atual nível de ignorância, nós achamos que sabemos…'

Bom conselho para o IPCC e para todos nós."

Related Posts with Thumbnails