segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Não há estancamento ecumênico

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 23 de novembro de 2007 (ZENIT.org).- «A assembléia de Sibiu desmentiu o estancamento ecumênico»: assim se titula uma reflexão do presidente (protestante) da Conferência das Igrejas Européias publicada na capa do «L’Osservatore Romano» (edição diária em italiano de 23 de novembro de 2007).
...
Isso pode ser «difícil e áspero», mas «os progressos são possíveis»; «penso em particular – continuou – na segunda recomendação da Mensagem Final [de Sibiu] que convida a ‘prosseguir o debate sobre o reconhecimento recíproco do batismo, levando em consideração os importantes resultados alcançados neste tema em vários países’».

Também «os delegados de Sibiu reafirmaram seu compromisso por impulsionar questões que importam a todos: a proteção do ambiente, a justiça social, a acolhida dos imigrantes, a luta contra a pobreza na Europa e no mundo, o compromisso pela paz», acrescenta.
...
«A respeito disso, eu me pergunto se não deveríamos começar a trabalhar em uma única estrutura ecumênica européia», sugere finalmente o pastor de Clermont, já que, em sua opinião, seria benéfico «não só em termos de eficácia, mas também para encontrar uma visão de ecumenismo no longo prazo».

Fonte - Zenit
Related Posts with Thumbnails