terça-feira, 18 de março de 2008

Emendas da Constituição americana sob ataque

A Suprema Corte dos Estados Unidos vai analisar hoje, pela primeira vez em quase 70 anos, o direito ao porte de armas no país. A análise tem como objeto uma lei de 1976, restrita à cidade de Washington D.C., que proíbe o porte de armas curtas. A legislação contraria a regulamentação estabelecida pela Segunda Emenda da Constituição dos EUA. O texto da Carta estabelece que, "sendo necessária uma milícia bem organizada para a segurança de um Estado livre, o direito do povo de ter e portar armas não será transgredido". Para a cidade de Washington o texto faz referência ao direito coletivo de ter armas em propriedades, no marco de um serviço de polícia ou de vigilância. Mas, para milhões de americanos - e especialmente para os integrantes da influente Associação Nacional de Rifle (NRA, em inglês)- a emenda garante o direito a todos os cidadãos de portar armas...

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de março de 2008.

Pela primeira vez em 30 anos, a Suprema Corte dos Estados Unidos aceitou hoje avaliar o uso de palavrões na televisão americana. O caso está relacionado a uma regra da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), que permite que as emissoras que transmitem programas com linguagem inapropriada sejam multadas.

As redes de TV "Fox", "ABC", "CBS" e "NBC" passaram a desafiar a nova política depois que a FCC classificou como indecentes vários programas exibidos em 2002 e 2003 só por causa de alguns palavrões ditos por personalidades como Bono Voz, Cher e Nicole Richie, a filha do cantor Lionel Richie. Um tribunal de apelações já disse que as regras impostas pela Comissão Federal de Comunicações são inválidas e podem representar uma violação à Primeira Emenda da Constituição americana, que garante o direito à liberdade de expressão.

A FCC ainda não impôs multas às emissoras, mas pode fazer isso no futuro. Tecnicamente, o caso aceito pelo Supremo diz respeito apenas a duas retransmissões do Billboard Music Awards, uma premiação exibida pela "Fox" durante a qual várias personalidades pronunciaram palavras menos comportadas. A decisão do Supremo sobre a questão só será anunciada no fim do ano. A FCC apelou ao mais alto tribunal americano depois que um tribunal de apelações de Nova York anulou as regras da agência reguladora.

A União de Liberdades Civis dos EUA, a maior organização de defesa dos direitos individuais do país, disse hoje que a crescente regulação sobre a linguagem é injusta e inconstitucional.

"Indo contra a prática das últimas décadas, recentemente a FCC começou a aplicar multas pesadas sobre as companhias de radiodifusão pelo uso de palavrões isolados" em sua programação, diz a ONG num comunicado.

Fonte: Último Segundo

NOTA: É um fato (com implicações proféticas) que a Suprema Corte dos EUA tem reinterpretado muitas das Emendas da Constituição que garantem as liberdades civis que fizeram dos EUA uma potência mundial. Em especial, percebe-se que a batalha já atingiu a Primeira Emenda. Em breve, a discussão será em torno da liberdade religiosa e da separação entre Igreja/Estado. "Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão" (Ap 13:11). "A 'fala' da nação são os atos de suas autoridades legislativas e judiciárias. Por esses atos desmentirá os princípios liberais e pacíficos que estabeleceu como fundamento de sua política". O Grande Conflito, p.442.

Fonte - Minuto Profético

segunda-feira, 17 de março de 2008

Bush mistura política e religião

A notícia veiculada aqui na última semana sobre um pronunciamento de Bush, Bush: Guerra do Iraque sempre será a decisão correta, acabou sendo confirmada pelo Último Segundo.

Comentário Minuto Profético:
Fica muito difícil acreditar que o principal interesse de George Bush seja realmente a "liberdade", por duas razões: Primeiro, ele também é acionista de empresas de petróleo do Texas, as quais faturaram muito com a entrada dos EUA no Iraque. Segundo, ele pertence à sociedade secreta Skull&Bones, cujo principal objetivo é o estabelecimento da Nova Ordem Mundial - a Babilônia do Apocalipse, que terá como último interesse a liberdade das pessoas. A retórica política, muitas vezes, serve como arma para manipular as massas. Mas o maior destaque desta matéria fica por conta da visível união de interesses políticos e religiosos que, já há algum tempo, se instalou na maior potência do mundo. Profeticamente, isso quer dizer muito: a crise final está às portas, e o poder político-religioso de Apocalipse 13 logo vai se impor ao resto do mundo, legislando sobre o descanso dominical. (FAQ)

Hong Kong fecha escolas devido a foco de gripe aviária

Hong Kong, 12 - O governo de Hong Kong ordenou que todas as escolas primárias e de jardim de infância sejam fechadas durante duas semanas devido a um foco de gripe aviária. O Secretário de Saúde York Chow afirmou que dados têm mostrado um número crescente de pessoas sendo afetadas pela doença, e que a população está preocupada com os focos.

Em um comunicado divulgado hoje o Departamento de Educação anunciou que todas as escolas de jardim de infância, escolas primárias e especiais iniciarão o feriado de Páscoa mais cedo para evitar a disseminação da gripe aviária no espaço escolar. As informações são das agências de notícias internacionais.

[Colaboração - Eloina Novaes]

Fonte - Último Segundo

Relatório da ONU mostra degelo recorde em 2006


Neste domingo (16), uma reunião dos maiores emissores de gás de efeito estufa do mundo no domingo apoiou os esforços liderados pela ONU para um pacto mundial contra o aquecimento global, mas não entrou em acordo sobre as propostas para conter as emissões da indústria.

As nações do G20, de líderes em emissões como os Estados Unidos e a China a grandes economias em desenvolvimento como o Brasil, Indonésia e África do Sul, tiveram três dias de reunião perto de Tóquio discutindo estratégias para combater o rápido crescimento das emissões.

Fonte - G1
Nota DDP:
Como asseverado no último post, são as propostas que devem reter nossas atenções. Arrisco um palpite, é só um palpite, que as próximas encíclicas papais podem trazer idéias neste contexto.

Mudanças climáticas estão derretendo geleiras em velocidade alarmante, diz ONU

As geleiras da Terra estão derretendo a uma velocidade alarmante, alertou a ONU neste domingo, fazendo um apelo por ações imediatas para evitar que a situação da água potável no planeta piore ainda mais.

"Milhões, senão bilhões, de pessoas dependem direta ou indiretamente dessas reservas naturais de água doce para beber e usar na agricultura, na indústria ou na geração de energia em momentos críticos do ano", afirmou Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep).

A causa principal do derretimento são as mudanças climáticas, de acordo com dados do Serviço Global de Monitoramento de Gelerias (WGMS, na sigla em inglês), baseado na Universidade de Zurique e apoiado pelo Unep.

O centro de monitoramento divulgou o resultado de suas observações de aproximadamente 30 geleiras, espalhadas por nove cadeias de montanhas. Os dados revelam que, em 2004-2005 e 2005-2006, a taxa média de derretimento de cada uma delas mais que dobrou.

"Os últimos números fazem parte do que parece ser uma tendência de aceleração, que não deve se inverter tão cedo", lamentou Wilfried Haeberli, diretor do WGMS.

Segundo o Unep, a velocidade em que as geleiras estão derretendo aumentou nos últimos anos, e o recorde de perda de gelo registrado em 1998 (0,7 metro) foi superado em três dos últimos seis anos.

Steiner disse ainda que "é absolutamente essencial que todos percebam o que está acontecendo". Para o diretor executivo do Unep, a previsão não é de todo sombria se for considerada a expansão da chamada "economia verde".

No entanto, Steiner afirma que a convenção sobre o clima de Copenhagen em 2009 servirá para testar o compromisso dos governos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, da poluição com carbono a combustíveis fósseis.

"Por outro lado, como as geleiras, nosso espaço de manobra e a chance de agir pode simplesmente derreter".
...
Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Aguardemos as soluções. São estas que nos interessam para o cumprimento profético que esperamos.

Papa se encontrará com 200 líderes religiosos nos EUA

Ainda sobre este encontro, noticiado no último mês como parte da agenda do Papa BXVI em solo americano, não bastassem as próprias características que envolvem um evento deste porte, demonstrando a influência da igreja romana nos demais segmentos religiosos, interessante a manifestação de um líder judeu, Rabino Nancy Fuchs-Kreimer, sobre suas expectativas acerca da relação Vaticano-EUA, onde ele, dentre outras coisas, diz que espera que o Papa tome o braço do próximo Presidente americano e rumem para Jerusalém, onde juntos aum rabino judeu e um imã islâmico, possam contruir a paz naquela localidade.

É impressionante como a ascendência do poder Papal tem se intensificado rapidamente em todo o mundo, a ponto de se aceitar sua interferência em termos tão explícitos, como este ora considerado, onde, literalmente, o Rabino se utiliza da expressão "eu gostaria de implorar ao Papa".

Fonte - Catholic News Service

O fim das nações



Vídeo sobre a manipulação da informação, estruturação de interesses, controle de massas e construção de um estado totalitário a partir da União Européia em plena marcha e a interesse de pequenos grupos de poder.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os EUA e a visita do Papa

Transcrevo aqui os links para dois posts interessantes do Minuto Profético:

O Bispo de Roma nos EUA
O papel dos EUA na profecia

De ser notado ainda um interessante comentário do Pr. Douglas Reis:

A trama está bem montada: na época de recessão americana, às vésperas de uma concorrida eleição presidencial (onde todos buscam mudanças), Bento XVI visitará o país que ele incentivou a ser um modelo moral! Não restam dúvidas de que nossas esperanças estão se concretizando, aos poucos, detalhe por detalhe. Agora, temos de nos preparar individualmente para o que virá....

Bush: Guerra do Iraque sempre será a decisão correta


Em manifestação na convenção nacional do segmento religioso de rádiodifusão, Bush reiterou que remover Saddam Hussein em 2003 foi uma decisão acertada e assim será para sempre.

Nos 42 minutos de discurso cobertos pelo New York Times, o presidente falou, misturando fé e política externa que as incursões americanas naquela região do globo são derivados do princípio de que a liberdade é um dom dado por Deus e que "todo ser humano é a imagem do nosso Criador".

O procedimento, segundo a matéria, se refere à tentativa da Casa Branca de realinhar o discurso sobre a incursão americana no Iraque. Neste contexto, Bush afirmou:

"Os efeitos de um Iraque livre e um Afeganistão livre vão chegar além das fronteiras dos dois países. E nós realizaremos este trabalho porque acreditamos que cada ser humano foi feito a imagem do nosso Criador. É por isso que estamos fazendo isso. Ninguém está apto a ser um mestre, e ninguém merece ser um escravo".

Elogiou ainda os radiodifusores por colocarem ao lado do que chamou de "nossos valores" e prometeu vetar autorizações para manifestação antagônicas nestes espaços de mídia.

Enfim, fica muito claro que Bush utilizou-se do nome de Deus, mais uma vez, para justificar suas ações militares, o que deverá repetir-se, através dele ou de um de seus sucessores em futuro próximo, dado o procedente aberto neste particular, além é claro de manifestar de forma absolutamente clara que é adepto da manipulação da informação.

Fonte - The Raw History

O poder dos pesadelos

Vídeo sobre como o governo e a mídia tem a intenção de afetar o sono das pessoas e causar-lhes pesadelos. Eles querem é que as pessoas vivam com medo. Originalmente produzido pela BBC.

Os EUA e o aquecimento global


Acompanhando o noticiário sobre as eleições americanas, percebe-se a dificuldade de posicionamento do candidato republicano John McCain à presidência dos EUA em questões sensíveis, como por exemplo impostos, imigração, união de pessoas do mesmo sexo, células-tronco e... aquecimento global.

Isso mesmo, esta questão é relevante no processo eleitoral americano, o que se demonstra óbvio diante da histeria coletiva adotada pela mídia, nem sempre escorada em fatos mas muitas vezes em interesses, como se pode observar nos paradigmas contraditórios transcritos neste blog.

Mais do que ser relevante no processo eleitoral como um todo, é uma questão importante para o segmento conservador americano, que tem um peso enorme neste contexto e, para minha surpresa, daí o motivo de elaborar estas linhas, afirma que a questão tem fundo moral.

Isso mesmo, o The Philadelphia Inquire no artigo "McCain deve mudar suas perspectivas em questões sociais" de 13 de Março de 2.008, autoria da Rick Santorum, que em determinado ponto do artigo até admite que votará em McCain, afirma com todas as letras:

"Conservadores vêem todas as três questões como questões morais [casamentos, células-tronco e aquecimento global]. Sim, até mesmo o aquecimento global. Por quê? Porque muitos dos fanáticos do aquecimento global parecem adorar a criação em vez do Criador e ver o homem e suas ações como os únicos suspeitos pelas alterações da natureza." (Destaque nosso)
.
Como se vê, de forma ABSOLUTAMENTE clara, a questão final da história desta terra, como há quase dois mil anos profetizado na Bíblia (Ap 14) será sobre adoração.
.
Para fechar essas linhas, ainda no mesmo tema, dada a celeuma do 'disse-não-disse' do Vaticano acerca dos 'novos pecados capitais', agora negados, a despeito da negativa não ter ocupado 1% do espaço dado à afirmação, o Cardeal Sandoval, de Guadalajara afirmou:
.
"os pecados são os mesmos, o que vai mudando é a matéria de aplicação"
.
Em outras palavra e no contexto: Aquecimento global é questão moral e contribuir para o mesmo, pecado. EUA e Vaticano - a nova encíclica social vem aí - estão cada vez mais alinhados...

Ainda sobre a próxima encíclica papal

Lendo um blog católico, achei alguns interessantes ítens acerca da próxima encíclica, que ao que parece se chamará "Caritas in veritate". Dentre outros, destaco:

- Ela pode ter especialmente palavras "áridas" sobre o cuidado com o ecossistema e o uso irresponsável de recursos;
- Ela pode pedir grande austeridade no estilo de vida;
- Ela deve fazer inferências aos textos das Encíclicas Populorum progressio e Centessimus annus, além do Compendium of Social Doctrine.

Neste quadro, algumas conclusões imediatas:

- Confirmando uma tendência que temos discutido longamente neste espaço, o Vaticano deve enfiar de vez o pé nas questões ecológicas;
- Neste contexto e, como já sinalizado anteriormente, o domingo pode ser finalmente alinhado de forma oficial como alternativas à varios problemas de ordem social, especialmente no que concerne às questões do trabalho, que afetam a família e a paz, como já asseverado por este Papa, bem como no contexto de "combate" ao aquecimento global;
- A ratificar estas conclusões, citamos parte do texto da Centessimus annus, do Papa JPII e o Compêndio da Doutrina Social da Igreja:

9. A tais direitos, Leão XIII junta outro, sempre a propósito da condição operária, que considero necessário recordar expressamente, devido à importância que tem: é o direito de cumprir livremente os deveres religiosos. O Papa quis proclamá-lo no mesmo contexto dos outros direitos e deveres dos operários, e isso não obstante o clima geral que, também no seu tempo, considerava certas questões como pertencentes exclusivamente ao âmbito individual. Ele afirma a necessidade do repouso festivo, a fim de que o homem seja levado ao pensamento dos bens celestes e ao culto devido à majestade divina. Deste direito, radicado num mandamento, ninguém pode privar o homem: «a ninguém é lícito violar impunemente a dignidade do homem, e o Estado deve assegurar ao operário o exercício dessa liberdade».

Não se equivocaria quem visse, nesta clara afirmação, o gérmen do princípio do direito à liberdade religiosa, que foi depois objecto de muitas Declarações solenes e Convenções internacionais, bem como da nossa Declaração conciliar e do meu constante ensinamento. A propósito, devemos interrogar-nos se os dispositivos legais vigentes e a práxis das sociedades industrializadas asseguram hoje efectivamente o exercício do direito elementar ao repouso festivo.

Fonte - Vaticano

284 O repouso festivo é um direito. Deus « repousou de toda a obra que fizera » (Gên 2, 2): também os homens, criados à Sua imagem, devem gozar de suficiente repouso e tempo livre que lhes permita cuidar da vida familiar, cultural, social e religiosa. Para tanto contribui a instituição do dia do Senhor.
...
286 As autoridades públicas têm o dever de vigiar para que não se subtraia aos cidadãos, por motivos de produtividade econômica, o tempo destinado ao repouso e aoculto divino. Os empregadores têm uma obrigação análoga em relação aos seus empregados. Os cristãos devem envidar esforços, no respeito à liberdade religiosa e ao bem comum de todos, para que as leis reconheçam os domingos e os dias de festa da Igreja como feriados: «A todos têm de dar um exemplo público de oração, de respeito e de alegria e defender suas tradições como uma contribuição preciosa para a vida espiritual da sociedade humana». Todo cristão deverá «evitar impor sem necessidade a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor».

Fonte - Vaticano

Portanto temos, com todas as letras, o possível norte que será adotado pelo Vaticano nos temas supra dispostos, faltando apenas que, assim como foi dado eco às demais Encíclicas Sociais em outras oportunidades, como relata a história, seja também esta adotada a tempo e modo pelo braço secular, uma vez que a "premente" questão ecológica certamente revistirá os temas em foco de poder para a esperada penetração na frande massa, que já está previamente "educada" pela mídia neste contexto.

Bispos irlandeses pedem iniciativas para levar jovens à missa de domingo

Chamado aos pais, treinadores esportivos e empregadores

MAYNOOTH, quinta-feira, 13 de março de 2008 (ZENIT.org).- Os bispos da Irlanda pediram aos pais, treinadores esportivos e empregadores que trabalhem juntos para ajudar os jovens a participar da missa no domingo.

O pedido foi apresentado pelos prelados em uma declaração emitida em 11 de março passado, durante a reunião geral da Conferência Episcopal Irlandesa, em Maynooth, que acabou hoje.

No documento, os bispos chamam os adultos «a respeitar as necessidades espirituais das crianças e adolescentes, especialmente as relacionadas à vida familiar e à prática religiosa dos domingos, e que se abstenham de organizar eventos que coincidam com os serviços religiosos matutinos do domingo».

«Desde a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, o domingo manteve um lugar especial nas vidas semanais de seus seguidores – afirmam os prelados. É um dia de caráter diferente dos outros seis dias da semana, um dia no qual deixamos de lado todo trabalho não-essencial.»

A nota afirma que até tempos recentes, os domingos estavam dedicados a um equilíbrio de atividades dedicadas à «família, práticas religiosas, visitar os doentes e os idosos e ao ócio e passatempos recreativos».

Mas devido à crescente tendência a pôr no calendário eventos esportivos e jovens trabalhadores de meio período no domingo de manhã, o equilíbrio se perdeu.

«Desejamos dirigir a atenção de todos os pais e tutores ao conflito de interesses que este calendário pode causar às crianças e adolescentes – afirmam os bispos. Desejamos também apresentar este conflito de interesses à atenção dos funcionários e dos treinadores, a quem reconhecemos como pessoas de generosidade e boa vontade.»

Os prelados indicam que uma pessoa jovem, temerosa de perder um jogo ou treino por medo de perder seu lugar em uma equipe, poderá «perder o hábito de ir à missa dominical», especialmente quando o conflito se produz com regularidade.

«Os pais católicos e os tutores também podem perder a visão de sua responsabilidade de ir à missa do domingo devido a que podem precisar viajar com os jovens a eventos ou assistir a apoiá-los», afirma a declaração.

Com relação aos jovens que trabalham, os bispos mostraram preocupação por aqueles que têm de trabalhar tanto no sábado à tarde como no domingo pela manhã, «sem que tenham tempo de assistir ou à Missa de véspera ou à da manhã do domingo».

Os bispos acrescentam: «Pedimos aos empregadores que assegurem a seus jovens empregados de meio período que tenham tempo para ir à igreja nos finais de semana».

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Neste sentido e para restabelecer este "equilíbrio", aguardemos os termos da "Encíclica Social" que se encontra no forno...

Leonardo Boff defende nova ética para salvar o planeta

O brasileiro Leonardo Boff, um dos principais expoentes da Teologia da Libertação, defendeu na última quarta-feira a criação de uma "ética global" para evitar a "destruição do planeta e construir um novo modo de produção, em harmonia com a natureza".

"Estamos vivendo uma grande crise da civilização que se expressa no aquecimento global, que ameaça bilhões de seres humanos com a devastação", disse Boff, durante uma conferência realizada no Teatro Melico Salazar, de San José.

Boff disse que o ser humano tem se empenhado em desenvolver um modo de produção que está levando os recursos do planeta a seu limite, o que já começou a alterar seu próprio modo de funcionamento. "Os cientistas que estudam o aquecimento climático nos dizem que se não ocorrer uma mudança de rumo, em 2030 ou 2040 estaremos com grandes problemas".

O teólogo alertou que "milhões e milhões de pessoas" serão vítimas da mudança climática global, que transformará em deserto grandes áreas do planeta, sem acesso à água e aos alimentos. "Hoje mesmo cerca de 3 mil espécies de plantas e animais desaparecem anualmente do planeta devido ao aquecimento global".

Lembrando a Bíblia, Boff disse que ao contrário do que ocorreu há milhares de anos, "desta vez não há uma Arca de Noé". Segundo ele, para se evitar que a atual crise leve à destruição do próprio ser humano e do planeta, é preciso "fundar uma nova ética, uma ética universal, uma ética mínima assimilável por toda a humanidade".

O teólogo reafirmou a necessidade de "se retomar a filosofia da opção preferencial pelos pobres e, o grande pobre, é o planeta Terra, no qual vivemos e que nos dá vida".

Fonte - Elnet

Nota Minuto Profético: A ideologia representada por Boff é totalmente coletivista, tendo, inclusive, já sido censurada pelo próprio Vaticano (acredito que a censura foi mais por conveniência do que por convicção). Contudo, mesmo que ele não seja porta-voz do Vaticano, essa notícia é relevante porque demonstra que já há outras vozes clamando por "união global" (consenso coletivo) em relação ao combate às mudanças climáticas. "Uma nova ética universal" é uma maneira de induzir as pessoas a olhar para o Decálogo (lembre-se que o interesse pagão por trás desse movimento ECOmênico é a exaltação do descanso dominical).

quinta-feira, 13 de março de 2008

Transmitir grandes valores no encontro de culturas: desafio atual, segundo Papa

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 12 de março de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI considera como desafio do momento presente a exigência de reconciliar as culturas para ensinar às novas gerações os grandes valores da fé e da convivência humana.

Ele sublinhou isso na audiência geral desta quarta-feira, celebrada na Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, na qual apresentou os ensinamentos de dois grandes autores cristãos que viveram na transição entre a Idade Antiga e a Idade Média: Boécio (480-524), e Marco Aurélio Cassiodoro (nascido por volta do ano 485 e falecido por volta de 580).

Ambos, após carreira política, dedicaram-se a mostrar a riqueza do Evangelho, servindo-se das categorias da cultura clássica greco-romana, às culturas nascentes dos povos bárbaros.

«Vivemos, de fato, também nós, em um tempo de encontro de culturas, de perigo de violência que destrói as culturas, e no qual é necessário o compromisso para transmitir os grandes valores e ensinar às novas gerações o caminho da reconciliação e da paz», disse o Papa ao concluir sua evocação.

«Encontramos este caminho orientando-nos para o Deus com rosto humano, o Deus que se revelou a nós em Cristo», acrescentou.

O Papa recolheu o ensinamento que ambos autores deixam aos cristãos submergidos no mundo contemporâneo, repetindo estas palavras de Cassiodoro: «Buscai antes de tudo a saudável ajuda sugerida pelo primeiro salmo, que recomenda meditar dia e noite na lei do Senhor. O inimigo não encontrará, de fato, nenhuma entrada para assaltar-vos se toda vossa atenção está ocupada em Cristo».

«É uma advertência que também podemos considerar como válida para nós», concluiu.

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Aberto outro campo de aplicação da Lei, a reconciliação das culturas, o que realmente seria interessante, não fosse as perguntas que ficam em aberto: Qual Lei? A de Êxodo 20 ou a do CIC?

quarta-feira, 12 de março de 2008

O Governador 'Moralizador' de Nova York

O governador do Estado de Nova York, Elliot Spitzer, foi eleito após ficar conhecido nacionalmente por sua campanha moralizadora do sistema financeiro de Wall Street. Ele pôs gente na cadeia por irregularidades na famosa Bolsa de NY, estratégica para a economia global. Agora descobriu-se que havia gasto, exercendo o cargo de governador, 80.000 dólares com prostitutas de alto luxo. Ele é casado e já pediu desculpas em público por seus escorregões morais, mas a pressão do partido e do público o levou a renunciar ao cargo.

Isso deixa o povo mais e mais desiludido com os políticos, e mostra a decadência moral da sociedade americana (só americana?!). Resultado--campanhas para “moralização nacional”, como essa da "Comissão dos 10 Mandamentos" patrocinada pela mais representativa liderança protestante do país. A campanha para estabelecer um “Dia dos 10 Mandamentos”, no 1o. domingo de maio, é fruto dessa decepção geral do público com a classe política e a sociedade em geral. O número de assinaturas para conseguir esse objetivo estava há pouco em 333.475.
Essas medidas parecem até positivas, mas são tendências preocupantes, pois são religiosos querendo influenciar a política segundo suas agendas, e isso nunca deu bom resultado.
Eis o link onde aparece o número de assinaturas da campanha referida:
.
Nota DDP:
Bem a propósito das considerações supra, confeccionadas pelo Prof. Azenilto Brito, gostaria de indicar aqui outro link do referido site do 'Dia dos Dez Mandamentos', que desde agora, adota o quarto preceito de forma relativizada, demonstrando portanto ao que veio, para pregar o 'princípio', ou seja, aquela velha e surrada história do UM dia, não O dia, como fixado por Deus, o que já nos traz uma bela demonstração de que esse 'qualquer' dia, acabará sendo o dia o 'qual-quer' um determinado segmento religioso:
.

Líderes da Convenção Batista do Sul (dos EUA) assinam compromisso ambiental

NEW YORK - Numa mudança de atitude de monta, um grupo de líderes batistas do sul disseram que a sua denominação tem sido “por demais tímida” em questões ambientais e tem um dever bíblico de deter o aquecimento global.

A declaração, assinada pelo presidente da Convenção Batista do Sul (dos EUA), entre outras, e divulgada na segunda-feira, mostra uma crescente urgência a respeito de mudança climática, mesmo dentro de grupos que outrora descartavam as alegações de um planeta super-aquecido como sendo exagero de liberais. A denominação, de 16,3 milhões de membros, de uma linha conservadora, é o maior grupo protestante dos EUA.
.
Os subscritores do documento “Declaração dos Batistas do Sul Sobre Meio-Ambiente e Mudança Climática” reconheceram que nem todos os cristãos aceitam os dados da ciência por detrás do aquecimento global. Disseram que que não esperam que os crentes apoiem qualquer solução proposta que viole as Escrituras, como os que advogam controle de crescimento populacional mediante aborto.
.
Contudo, os líderes disseram que a evidência atual de aquecimento global é “substantiva”, e que a ameaça é por demais grave para esperar por conhecimento perfeito sobre se, ou quanto, as pessoas contribuem para a tendência.
.
“Cremos que nossas resoluções denominacionais atuais e comprometimento com essas questões têm muitas vezes sido por demais tímidas”, segundo consta da declaração. “Nossa resposta cautelosa a essas questões, em face da crescente evidência, pode ser vista pelo mundo como negligência, descuido e desinformação. Podemos fazer melhor”.
.
Várias entidades ligadas à Igreja Batista, como a Universidade Samford, de Birmingham, Alabama, apoiam o documento com participação de seus líderes entre os 35 signatários do documento, que deverá ainda receber novas adesões e assinaturas na denominação.
.
Em 1993 a “Declaração Evangélica Sobre Cuidado da Criação” tornou-se um documento modelar para a Evangelical Environmental Network (Rede Ambiental Evangélica). O Rev. Rich Cizik, diretor da Associação Nacional de Evangélicos, com base em Washington, tornou-se um destacado advogado do ambientalismo, tentando persuadir os cristãos conservadores de que o aquecimento global é real. Pesquisas entre evangélicos mais jovens apontam que consideram a proteção ambiental como item prioritário.
.
Jonathan Merritt, estudante de um seminário batista, disse que uma aula do curso que fazia ohaviam inspirado a tornar-se um militante da causa ambiental. O seu professor havia comparado a destruição da natureza de Deus a “arrancar uma página da Bíblia”. Diz ele que isso o atingiu fortemente “e foi o ímpeto que iniciou uma mudança de vida, uma nova perspectiva para mim”.

[Condensado de msnbc.com (notícias da Associated Press)]
.
.
Nota DDP:
O engajamento dos batistas americanos é significativo na análise dos próximos eventos acerca da "luta" contra o aquecimento global, principalmente diante da sua influência sobre o cenário político americano, uma vez que, como segmento cristão conservador, se alinha facilmente a projetos como o "Dia dos Dez Mandamentos".
.
Essa notícia foi destaque na mídia mundial ontem:
"Igreja intensifica combate climático" (BBC).
"Líderes Batistas do Sul alteram posição sobre mudanças climáticas" (CNN).
"Batistas votam aumentar ação ambiental" (The Washington Post).
"Batistas do Sul apoiam alteração sobre mudanças climáticas" (The New York Times).
.
A maior e mais influente Igreja protestante dos EUA acaba de aderir oficialmente ao ECOmenismo. Isso apenas um dia depois do Vaticano ter declarado ser pecado a poluição da Terra (você ainda acredita em coincidência de datas?). Pelo caráter conservador da Convenção Batista do Sul, isso significa dizer que, a partir de agora, o combate às mudanças climáticas estará no mesmo pé de igualdade da luta contra o aborto, e da luta contra o homossexualismo. Conseqüentemente, se o candidato republicano (apoiado pela Direita Cristã) vencer as eleições para presidente no próximo mês de novembro, certamente terá de colocar esse tema na sua agenda de governo. Quanto àqueles líderes Batistas que ainda não se convenceram da importância "moral" desse assunto, logo serão convencidos quando for feito a devida ligação com o descanso dominical. E a profecia se cumprirá mais uma vez. Quem viver verá...

Providências devem ser mais urgentes e radicais ainda para deter as tendências negativas, avisam Cientistas


A tarefa de reduzir as emissões de gases com efeito suficiente para evitar um perigoso aumento das temperaturas globais pode ser muito mais difícil do que pesquisas anteriores sugeriam, dizem cientistas que acabam de publicar estudos indicando que seria requerido que o mundo cesse completamente as emissões de carbono no âmbito de uma questão de décadas.

Os seus resultados, publicados em revistas separadas nas últimas semanas, sugerem que tanto os países industrializados como os em desenvolvimento devem abandonar de vez o grande consumo de combustíveis fósseis até meados do século, a fim de impedir que o aquecimento venha a mudar padrões de precipitação e que as fontes de água no mundo sequem.

Utilizando modelos computacionais avançados para medir fatores de aquecimento de profundezas oceânicas e outros aspectos do ciclo do carbono, os cientistas, a partir de países, incluindo os Estados Unidos, Canadá e Alemanha, apresentam uma mensagem simples: o mundo deve baixar as emissões de carbono para perto de zero para impedir que a temperatura suba ainda mais.

“A pergunta é, que fazer se não queremos que a Terra não mais esquente?” indaga Ken Caldeira, cientista titular do Carnegie Institution, co-autor de uma dissertação científica publicada na semana passada na publicação Geophysical Research Letters. “A resposta implica uma mudança muito mais radical de nosso sistema energético do que as pessoas estão pensando.”

Emissões continuam a aumentar

Embora muitos países tenham se comprometido há quase uma década a tomar medidas para reduzir as emissões , a produção de carbono das atividades humanas pelo mundo totaliza cerca de 10 mil milhões de toneladas por ano e tem aumentado.

Schmittner, principal autor de um artigo, em 14 de fevereiro, na publicação Global Biogeochemical Cycles, disse que seu modelo de computador indica que se as emissões globais continuarem como é o padrão normal atual, a Terra vai aquecer por 7,2 graus Fahrenheit por 2100. Se as emissões não caírem a zero até 2300, ele calculou, a temperatura subiria por mais de 15 graus Fahrenheit.

“Isto é tremendo”, disse Schmittner. “Fiquei impressionado com o fato de que o aquecimento continua por muito mais tempo, mesmo após as emissões terem sido reduzidas.... Nossas ações agora terão consequências por muitas e muitas gerações. Não apenas por uma centena de anos, mas milhares de anos.”

Apesar dos ciclos naturais removerem cerca de metade das emissões de dióxido de carbono de origem humana da atmosfera dentro de cem anos, uma parte significativa persiste durante milhares de anos. Parte desse carbono desencadeia aquecimento do mar, o que leva a aumento da temperatura média global, mesmo após se deterem as emissões.

Investigadores têm predito há muito tempo que o aquecimento irá persistir mesmo após as emissões de carbono começarem a decrescer a nível mundial, e que os países terão de reduzir drasticamente sua produção de carbono, a fim de evitar graves alterações climáticas. No ano passado, o relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas, disse que nações industrializadas teriam de reduzir as emissões de 80 a 95 por cento em 2050 para limitar as concentrações de CO2 para a meta de 450 ppm, e o mundo como um todo teria de reduzir as emissões de 50 a 80 Por cento.

Embora modelos informáticos utilizados pelos cientistas do projeto tenham se tornado cada vez mais poderosos, os cientistas reconhecem que não é um modelo perfeito que reflita a complexa dinâmica envolvida e de como as coisas vão evoluir com o tempo.

Ainda assim, O’Neill disse que a modelagem “ajuda a esclarecer a pensar a longo prazo as metas políticas comunitárias. Se queremos reduzir aquecimento a certo nível, não há um valor fixo de carbono que possa se colocar na atmosfera. Depois disso, não podemos emitir mais quantidade nenhuma.”

Steve Gardiner, professor de Filosofia na Universidade de Washington disse que os estudos sobre as alterações climáticas destacam que a discussão sobre o aquecimento global “é um clássico debate inter-geracional, em que os benefícios a curto prazo de emitir carbono acumulam-se sobretudo para nós e onde os perigos são adiados em grande medida para as gerações futuras.”

Quando se trata de decidir quão drasticamente reduzir as emissões de gases, O’Neill, diz “no final, este é um juízo de valor, não é uma questão científica.” A idéia de mudar para uma sociedade livre de carbono, acrescentou, “parece ser tecnicamente viável. A questão é saber se é politicamente viável ou economicamente viável.”

Fonte - Fórum Adventista
Nota DDP:
"Urgentes e radicais". Essa deve ser a tônica para tomada de medidas para "evitar" os efeitos do aquecimento global, muito embora, como já demonstramos aqui, não se saiba muito bem o que se está combatendo e se realmente existe algo a ser combatido...

terça-feira, 11 de março de 2008

Mera coincidência ?!


O mundo inteiro está sendo condicionado para a crise final que está às portas. A melhor maneira de alcançar isso é através do cinema, porque interpretando as cenas como mera ficção ou fantasia as pessoas "desligam" seu senso crítico e acabam por assimilar todo o conteúdo ideológico. Se o cinema sugere o contato com extraterrestres, as pessoas estarão mais preparadas para o futuro aparecimento de "seres de outros mundos". Se o cinema sugere uma crise ambiental como estopim para um "apocalipse global", o medo de que isso aconteça passará a fazer parte do inconsciente coletivo.

Vamos fazer um exercício mental: Imagine um filme mostrando uma crise ambiental de larga escala que força a humanidade a combater a natureza para sobreviver. Essa crise é iniciada por uma suposta toxina invisível, que leva a população à loucura e induz ao suicídio. Que acha? Muito parecido com a realidade atual (mudanças climáticas)?

Na verdade, esse filme já está pronto e será lançado mundialmente numa sexta-feira 13! O nome? "Fim dos Tempos"!! (The Happening, em inglês). Hollywood deveria, pelo menos, incluir o aviso: "Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência". E todos teriam oportunidade de se perguntar: "Será mesmo?"

Eleições dos Estados Unidos

O eleitorado evangélico, que teve um papel importante nas recentes eleições americanas aparecem agora com uma função diferente, porém novamente fundamental na corrida pela Casa Branca. Analistas acreditam que tanto o senador Barack Obama quanto Hillary Clinton têm grandes chances de ganhar os votos deste grupo.

"Acredito (que o voto evangélico) será diferente desta vez. A comunidade evangélica está mais dividida do que era", disse Allen Hertzke, diretor de estudos religiosos na Universidade de Oklahoma.

Um a cada quatro adultos norte-americanos considera-se evangélico ou cristão renovado, o que concede poder eleitoral ao grupo em um país onde freqüentemente política e religião se misturam.

Todos os candidatos para a corrida presidencial o republicano John McCain e os democratas Barack Obama e Hillary Clinton são cristãos protestantes. Obama teve uma "experiência de conversão" já adulto para a Igreja Unida de Cristo, fato importante aos olhos dos evangélicos. Já Clinton foi criada na Igreja Metodista e o candidato republicano, John McCain cresceu na Igreja Episcopal, mas agora freqüenta uma igreja batista em Phoenix.

Fonte - Elnet

Nota DDP:
Interessante, neste contexto, ler-se também a matéria veiculada no Minuto Profético o post Intolerância religiosa nas eleições americanas.
Related Posts with Thumbnails