segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Lei da Igreja, «lei de liberdade»; explica Bento XVI

CIDADE DO VATICANO, domingo, 27 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI explicou essa sexta-feira que a lei da Igreja é antes de tudo «lei de liberdade», que tem por objetivo a «salvação das almas».
...
«Portanto, é necessário revogar as normas que estão superadas; modificar as que necessitam ser corrigidas; interpretar – à luz do Magistério vivo da Igreja – as que são duvidosas e, finalmente, preencher eventuais “lacunae legis”» (lacunas da lei).
...
Fonte - Zenit

Nota DDP:
Lei da igreja? Lei da liberdade? Corrigir, interpretar e preencher?

Tiago 1:25
Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Tiago 2:10-12
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

De que Lei Tiago está a falar? Da Lei Moral ínsita aos Dez Mandamento, óbvio e, isso não é "lei da igreja", mas Lei de Deus, esta é a Lei da Liberdade. A "lei da igreja, é aquela que suprime um Mandamento ("Corrigir, interpretar e preencher?"), substitui outro ("Corrigir, interpretar e preencher?") e, divide outro em dois ("Corrigir, interpretar e preencher?").

Mateus 15:9
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

Quem lê, entenda...
Related Posts with Thumbnails