quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Lei natural é decisiva para a construção da justiça e da paz

LISBOA, terça-feira, 29 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- O Cardeal-Patriarca de Lisboa acredita que a busca do patrimônio universal humano encontrado na lei natural é decisiva na construção da justiça e da paz.

Fonte - Zenit

O Cardeal-Patriarca de Lisboa defendeu hoje que qualquer lei positiva, religiosa ou civil é precedida pela “lei natural”, intrínseca ao homem, “ lei universal, gravada no coração”.
No dia em que tem lugar a abertura solene do Ano Judicial, D. José Policarpo afirmou que “o respeito pela dignidade da consciência será sempre um desafio a toda a lei positiva”.

Na Sé Patriarcal, na presença de personalidades e responsáveis pelo exercício da justiça em Portugal, D. José Policarpo apontou, relembrando a Gaudium et Spes que “a lei divina e a lei natural são o fundamento sólido de uma comunidade de homens”.

Esta lei interior, “prévia a qualquer lei positiva, costuma chamar-se a «lei natural»”, explicou D. José Policarpo, lembrando que o termo, sem aparecer na Bíblia, passou a ser utilizado “pelo Magistério da Igreja”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
A lei prometida a ser gravada no coração (Je 31:33 e Hb 10:16-17), não é outra senão a Torah do Eterno. A idéia acima, em mais um "jogo de palavras", como tenho defendido aqui, fala em lei natural, em um "trocadilho" comum utilizado por Roma, uma vez que, nas entrelinhas, eles estão mesmo a falar é de 10 Mandamentos, não os de Ex 20, mas os do CIC.

1. Os textos da Escritura proclamados nesta celebração dizem-nos que, na visão bíblica do homem, da sua identidade profunda, faz parte a lei moral, gravada no seu coração, prévia a qualquer lei positiva, religiosa ou civil. O homem, porque inteligente e livre, é o único ser da criação interpelado e conduzido por uma lei moral, a partir da qual será julgado. Se alguma vez o homem se afirmasse como um ser sem lei, negaria a sua própria identidade.
...
Os conteúdos desta lei natural imprimiram-se em tradições religiosas e culturais, que deram origem à lei religiosa de Israel. A Lei Mosaica, chamada Thora, sobretudo o decálogo, é o assumir dos conteúdos dessa lei primordial impressa no coração do homem, na lei religiosa.


Fonte - Ecclesia

Nenhuma novidade, BXVI tem defendido isso abertamente nos últimos tempos, inclusive pedindo que se estabeleçam leis civis que assegurem essas tais "leis naturais", como visto em Paz internacional, segundo Papa, precisa de «lei comum».

Portanto, muito além do discurso bonito sobre a paz, nada contra, não fossem as razões que entendo se escamoteiam por trás do belo "laço vermelho", é absolutamente explícita a idéia do caminho sugerido, qual seja, o que é chamado de "lei natural", outro eufemismo para Mandamentos como acima demonstrado, o que também de todo não seria negativo, não houvesse a pretensão, por enquanto apenas sugestiva, de que esta seja regulada por lei civil, em âmbito mundial.
Related Posts with Thumbnails