segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Aquecimento solar vira lei no Rio de Janeiro


Freiburg, Eindhoven, Roma, Oxford, Adelaide, Portland, São Paulo e agora o Rio de Janeiro são algumas cidades do mundo que incentivam o uso de energia solar através de políticas públicas. O estado do Rio de Janeiro aprovou na última semana uma lei estadual que obriga prédios públicos a utilizar esta fonte para o aquecimento de 40% da água consumida.

O texto, publicado no Diário Oficial no dia 3 de janeiro, inclui ainda que todo edital de licitação para obras de construção ou reforma de prédio público deverá alertar sobre a obrigatoriedade da instalação do sistema de aquecimento. Edificações que apresentarem alguma inviabilidade técnica para a adaptação ficarão isentas do cumprimento da lei 5.184/08, de autoria do deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM).

O primeiro país do mundo a adotar uma política de uso de aquecedores solar foi Israel, em 1980. A partir daí, a prática vem se espalhando, principalmente entre os países europeus. Para muitos deles, o uso de renováveis e a eficiência energética serão as principais armas para alcançar as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, que devem ser cumpridas a partir deste ano.

Fonte - Envolverde

Nota DDP:
A iniciativa é louvável do ponto de vista da preservação da natureza, mas dela se depreende com clareza a facilidade de se proceder a imposição de leis nesta questão do aquecimento global.
Related Posts with Thumbnails