TERRASSA, terça-feira, 29 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- O bispo da diocese catalã de Terrassa afirma que a reciprocidade é a regra que deveria fundamentar a relação entre muçulmanos e cristãos.
«A regra de ouro para o diálogo inter-religioso e também para uma convivência satisfatória aqui (na Catalunha, N. da R.) e nos países de maioria muçulmana ou de maiorias religiosas diferentes, assim com para as relações internacionais, é a reciprocidade», afirma Dom Josep Angel Sáiz Meneses.
«Reciprocidade quer dizer direito de igualdade e de respeito mútuo entre pessoas, entre instituições, entre estados», explicitou em sua carta dominical.
Reciprocidade também «quer dizer justiça nas relações mútuas», afirma o jovem bispo.
Dom Sáiz Meneses, recordando a relação entre cristãos e muçulmanos e a recente carta de líderes muçulmanos a Bento XVI, disse que «o Papa se mostra sensível ao fato de que os muçulmanos, em sua carta, tenham escolhido centralizar o diálogo no tema do amor a Deus e ao próximo, tema que está justamente no centro de sua primeira encíclica».
Para o bispo, é particularmente interessante o encontro entre altos líderes muçulmanos e representantes da Santa Sé em Roma, que acontecerá na Cidade Eterna proximamente, e também sua repercussão na Catalunha, onde há uma grande parte de população imigrada que pertence ao Islã.
Fonte - Zenit