quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Ecumenismo avançado

VOCÊ SABIA QUE...

O processo do ecumenismo está em estágio avançado, e pelo andar da carruagem, ainda que fosse possível aos ossos de Lutero sacudir a sepultura onde se encontram, em sinal de protesto, dificilmente o processo poderia ser revertido.

OS FATOS:

1. Na estratégia do Vaticano, um papa alemão eleito seria o ideal para fazer avançar o atual estágio do ecumenismo. Não por acaso, Bento XVI já fez duas viagens a sua terra natal. Na primeira, entre os dias 18 a 21 de agosto de 2005, o “bispo dos bispos” de Roma deixou claro que a Igreja Romana não mudou em nada desde a reforma, fato comprovado pela decisão de oferecer indulgências aos católicos conterrâneos e irmãos de sangue do reformador – quem, é bom lembrar, combateu arduamente as tais indulgências.


2. Na segunda viagem (09 a 14 de setembro de 2006), os esforços ecumênicos receberam uma ajuda benevolente do presidente da Alemanha, o protestante Horst Kohler, que no discurso de boas-vindas ao chefe católico feito por ele no sábado, no aeroporto de Munique, não só se dirigiu a ele como o “Supremo Pastor da Igreja Universal”, como também afirmou que “especialmente na Alemanha, que foi o berço da reforma evangélica, o desejo de muitos cristãos é um impulso decidido ao entendimento ecumênico”.

3. Deve-se lembrar que o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, órgão responsável pela aproximação de todas religiões com Roma, também é alemão – o cardeal Walter Kasper. E que a Federação Luterana Mundial praticamente anulou suas diferenças com a Igreja Católica assinando em 1999 a Declaração Conjunta Sobre Justificação Pela Fé.

Tudo indica que o vôo para a consumação do ecumenismo obrigatoriamente tenha que fazer escala na Alemanha. Será que a obra de Lutero terá sido em vão?

“Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto [volta de Cristo] não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus”. II Tessalonicenses 2:3 e 4

Fonte - Blog Minuto Profético
Related Posts with Thumbnails