quarta-feira, 6 de setembro de 2006

OPINIAO DOS ESTUDIOSOS

O CATOLICISMO DECLARA:

"O domingo é uma instituição e suas reivindicações de observância podem ser definidas unicamente em princípios católicos... Desde o princípio até o fim das Escrituras não há uma só passagem que autorize a mudança do dia de adoração pública semanal do último dia da semana ao primeiro." The Catholic Press, Sidney, Austrália, agosto de 1999.

"O protestantismo, ao descartar a autoridade da igreja (católica e romana), não tem boas razões para sua teoria referente ao domingo e deve, naturalmente, guardar o Sábado dia de descanso." John Gilmary Shea, American Catholic Quarterly Review, janeiro, 1883.

"Fazemos bem em recordar aos presbiterianos, batistas, metodistas e todos os demais cristãos que a Bíblia não os aprova em nenhum lugar em sua observância do domingo. O domingo é uma instituição da Igreja Católica Romana, e aqueles que observam este dia observam um mandamento da Igreja Católica." Priest Brady, em um discurso relatado no Elizabeth, N. J. News, 18 de marco de 1903.

"Pergunta: 'Tendes alguma outra maneira de provar que a Igreja (Católica) tem o poder de instituir dias festivos por preceito?'
Resposta: 'Se ela não tivesse semelhante poder, não poderia ter feito tudo quanto os religiosos modernos estão de acordo. Não teria substituído a observância do sábado do sétimo dia, pela observância do domingo, o primeiro dia da semana, uma mudança para a qual não existe autoridade nas Escrituras.'" Stephan Keerran, em A Doctrinal Catechism, 176

"A razão e o senso comum exigem a aceitação de uma outra destas alternativas: o protestantismo e a observância e santificação do sábado, ou o catolicismo e a observância e santificação do domingo. Um compromisso ou acordo é impossível." The Catholic Mirror, l3 de dezembro de 1893.

Deus simplesmente concedeu à Sua Igreja (Católica) poder para dispor qualquer dia ou dias que achar apropriado(s) como dia(s) sagrado(s). A Igreja escolheu o domingo, primeiro dia da semana e, no decurso dos anos, adicionou outros como dias sagrados." Vicent J. Kelly, Forbidden Sunday and Feast-Day Occupations, pag.2

"Nós observamos o domingo no lugar do sábado porque a Igreja Católica transferiu solenidade do sábado para o domingo." Peter Geiermann, CSRR, A Doctrinal Catechism, edição 1957, pág. 50.

"Nós temos nesta Terra o lugar de D-us Todo-Poderoso." Papa Leo XIII, em uma carta encíclica de junho de 1894.

"Não o Criador do Universo, em Gênesis 2: 1-3, mas a Igreja Católica pode reivindicar para si a honra de haver outorgado ao homem um repouso a cada sete dias." S.D. Mosna, Storia della Domenica, 1969, págs. 366, 367.

"Se os protestantes seguissem a Bíblia, adorariam a Deus no dia de sábado. Ao guardar o domingo, estão seguindo uma lei da Igreja Católica." Albert Smith, Chanceler da Arquiocese de Baltimor, respondendo pelo Cardeal, numa carta datada em 10 de fevereiro de 1920.

"Nós definimos a Santa Sé Apostólica (O Vaticano), e o Pontífice Romano têm a supremacia sobre todo o mundo." Um decreto do Concílio de Trento, citado por Philippe Labbe e Gabriel Cossart, em The Most Council.

"Foi a Igreja Católica que, pela autoridade de Jesus Cristo, transferiu este repouso (do sábado bíblico) para o domingo... Então, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que rendem à autoridade da Igreja (Católica), apesar deles mesmos." Monsenhor Louis Segur, Plan Talk About the Protestantism of Today, pág. 213

O PROTESTANTISMO DECLARA:

Batista: "Havia e há um mandamento acerca da guarda do sábado, mas este dia não era o domingo. Sem impedimento pode-se dizer, com mostras de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo ao primeiro dia, com todos os seus deveres, privilégios e santidades. Com ardente ansiedade, buscando Informações sobre este assunto que tenho estudado durante muitos anos, pergunto: 'Onde pode encontrar-se o arquivo desta transação? Não no Novo Testamento. Ali não há nada. Não há evidência bíblica quanto à mudança do sétimo para o primeiro dia". Dr. E. T. Hiscox, autor do Manual Batista.

Luterana: "A observância do Dia do Senhor (Domingo) não assenta em nenhum mandamento de Deus". Confession de Foi d´Augsburg.

Episcopal: "Há algum mandamento no Novo Testamento, que permita mudar o dia do Sábado para o Domingo? Nenhum". Manuel de Doctrine Chrétienne.

Metodista: "Vejamos a questão do Domingo...não há nenhuma passagem dizendo aos cristãos para observarem este dia". Harris Franklin Rall; Cristian Advocate, 2 de Julho de 1942.

Presbiteriana: "O Sábado cristão (Domingo) não se encontra nas Escrituras". Dwight's Theology, vol. 4.

Batistas: "Não há nenhuma prova da mudança da instituição do Sábado, do 7º dia para o primeiro dia da semana". Manual Baptista.

Congregacional: "Está bem claro que, por mais rígido ou consagrado que passemos o domingo, não estamos guardando o sábado... O sábado foi fundado sobre um mandamento específico e divino. Não podemos encontrar um mandamento específico do domingo... Não há uma só linha, no Novo Testamento, que sugere aplicar alguma pena por violar a suposta santidade do Domingo". Dr. R. W. Dale, The Ten Commandaments, págs. 106, 107.

Igreja Luterana Livre: "Como não foi possível produzir um só lugar nas Sagradas Escrituras que testifique que o Senhor mesmo ou os apóstolos ordenaram uma transferência do sábado para o domingo, então não era fácil responder à pergunta: Quem transferiu o sábado e quem tem autoridade de fazê-lo?". George Sverdrup, A New Day.

Protestante Episcopal: "O dia agora foi mudado do sétimo para o primeiro... Não encontramos nenhuma determinação Bíblica para tal mudança; devemos concluir que foi feita pela autoridade da Igreja". Explanation of Catechism

Batista: "As Escrituras não denominam, em nenhum lugar, ao primeiro dia da semana de sábado... Não há autorização bíblica para fazê-lo, nem por lógica, ou por alguma obrigação bíblica". The Watchman

Presbiteriana: "Não há nenhuma palavra, nem insinuação no Novo Testamento, sobre a abstenção do trabalho no domingo. A observância da quarta-feira de cinzas tem seu fundamento sobre a mesma base que a observância do domingo. No repouso dominical não entra a lei divina". Cânon Eyton, em The Ten Commandmants

Anglicana: "E onde nos diz nas Escrituras, que temos de guardar o primeiro dia? Somos ordenados a guardar o sétimo; mas em nenhum lugar nos exige a observância do primeiro dia". Isaac Willians, Plain Sermons on The Catechism, págs. 334, 336

Discípulos de Cristo: "Não há autoridade bíblica designando o primeiro como dia do S-nhor". Dr. H. D. Lucas, Chritian Oracle, 23 de janeiro de 1890.

Metodista: "É verdade que não há um mandamento positivo para o batismo infantil; nem tampouco há algum, para guardar como santo o primeiro dia da semana. Muitos crêem que Cristo mudou o sábado. Mas, em Suas próprias palavras, vemos que não veio com este propósito. Aqueles que crêem que Jesus mudou sábado baseiam-se. Apenas numa suposição". Amos Bimney, Theological Compendium, págs. 180, 181.

Episcopal: "Temos feito a mudança do dia sétimo para o primeiro, do sábado para o domingo, sob a autoridade da única sagrada católica e apostólica igreja de Cristo". Bishop Seymour, Why We Keep Sunday

Igreja de Cristo: "Eu não creio que o Dia do Senhor... tenha sido transferido do sétimo para o primeiro dia da semana". Alexander Campbell; Washington Reporter.

Batista do Sul: "O nome sagrado do dia sétimo é sábado. Este tato é demasiado óbvio para refutar (Êxodo 20:10)... Neste ponto o ensinamento da Palavra tem sido admitido em todas as gerações... Nenhuma vez os discípulos aplicaram a lei sabática ao primeiro dia da semana. Esta loucura realizou-se num tempo posterior. Nem pretendiam que o primeiro dia suplantasse o sétimo". Joseph Judson Taylor, The sabbath Question, págs. 14-17 e 41.

Congregacional Americana: "A noção atual, de que Cristo e Seus apóstolos, autoritariamente, substituíram o sétimo dia pelo primeiro dia, é absolutamente sem autoridade no Novo Testamento". Dr. Layman Abbot, Christian Union, 26 de junho de 1890.

Igreja Cristã: "Não há testemunho em todos os oráculos do Céu, que o sábado do foi mudado, ou que o dia do Senho veio em seu lugar". Alexander Campell, em The Reporter, 8 de outubro de 1921.

Batista: "Parece-me inexplicável que Jesus, durante três anos de discussões com, Seus discípulos, em muitas oportunidades conversando com eles sobre o sábado, abrangendo seus vários aspectos, livrando-o de todo seu falso brilho (tradições judaicas), nunca aludiu a transferência desse dia; nem tampouco, durante os quarenta dias após Sua ressurreição, o insinuou. Também, tanto quanto sabemos, o Espírito Cristão que lhes foi dado para recordar todas as coisas que Ele lhes havia dito, não tratou deste assunto. Nem os apóstolos inspirados em seu trabalho de pregação do Evangelho e aceita a fundação de igrejas, aconselhando e instruindo, discutiram este tema. É claro. Sei muito bem que o domingo veio a entrar na história dos primeiros cristãos como um dia religioso, como aprendemos de nossos pais cristãos. Mas é lamentável que tenha vindo com uma marca do paganismo e batizado com o nome de 'dia do sol', então adotado e santificado pela apostasia papal e vindo como um legado sagrado ao protestantismo. Dr. E. T. Hiscox, em Reportagem sobre o sermão na "Convenção Ministerial Batista", no New Iork Examiner, 16 de novembro de 1893

LUTERO

O QUE SERA QUE LUTERO PENSAVA ACERCA DO SABADO?

Martinho Lutero, o fundador da Igreja Luterana, escreveu na Confissão de Augsburg, Artigo 28, parágrafo 9:

"Eles [os Católicos Romanos] alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, que é contrário ao decálogo [os Dez Mandamentos],... nem há qualquer exemplo maior de prepotência do que essa mudança do dia de descanso. Com isso, eles dizem que grande é o poder e a autoridade da igreja, pois ela dispensou um dos dez mandamentos".

Na Carta Papal Dies Domini (Dia do Senhor) de 1998, o papa João Paulo II reconhece que Jesus nunca quebrou ou anulou o Sábado, mas foi a Igreja Católica quem alterou o dia de descanso. Vários concílios foram realizados, nos primeiros séculos, e em quase todos os concílios o sábado era rebaixado um pouco mais, enquanto o domingo era exaltado gradualmente. O domingo foi transformado em festividade em honra da ressurreição d Cristo: nos primeiro séculos, atos religiosos eram nele realizados; era, porém, considerado como dia de recreação, sendo o sábado ainda observado como dia santo. O papa afirma que o sábado ainda é obrigatório para os que não aceitam a soberania católica e dizem ter a Bíblia como única regra de fé (os protestantes).

Fonte - Vaticano
Related Posts with Thumbnails