quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Os Metodistas se unem à Declaração católico-luterana sobre a Doutrina da Justificação

ZENIT - O mundo visto de Roma
Código: ZP06072810
Data de publicação: 2006-07-28

Os Metodistas se unem à Declaração católico-luterana sobre a Doutrina da Justificação

SEUL, sexta-feira, 28 de julho de 2006 (ZENIT.org).- A Conferência Metodista Mundial, celebrada na Coréia do Sul, de 20 a 24 de julho, aderiu à Declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação Justificação, assinada em 1999 pela Igreja católica e a Federação Luterana Mundial.

O cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que participou da Conferência, declarou que este gesto constitui «um dom de Deus» e «um dos principais êxitos do diálogo ecumênico», segundo a «Radio Vaticana».

Com esta declaração se supera um dos motivos teológicos de divisão que deram origem ao movimento da Reforma, promovido por Martinho Lutero.

Segundo o reverendo George H. Freeman, secretario do Conselho Metodista Mundial, o acordo «abre as portas à novas relações ecumênicas».

A Federação Luterana Mundial também manifestou seu apreço. Seu secretário geral, o doutor Ishmael Noko, desejou que outras comunidades cristãs, como as Igrejas reformadas, a Igreja anglicana ou a própria Igreja ortodoxa, possam chegar a esta posição comum.

No final do ano passado, ao receber uma delegação do Conselho Metodista Mundial –encabeçada por seu presidente, o bispo Sunday Mbang da Nigéria–, Bento XVI afirmou: «No Caso do Conselho Metodista Mundial expressar sua intenção de associar-se à Declaração Conjunta, contribuiria à reconciliação que desejamos ardentemente e seria um passo significativo à meta da plena e visível unidade na fé», apontou Bento XVI ao encontrar-se com a delegação do Conselho Metodista Mundial (Zenit, 9 de dezembro de 2005).

O movimento metodista, de caráter evangélico, herdeiro da Reforma protestante do século XVI se originou na Inglaterra do século XVIII como um movimento de renovação espiritual, missionário e social. Hoje está presente em cerca de cem países.


http://www.zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=93264
Related Posts with Thumbnails