quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Moscou: líderes religiosos buscam caminhos para garantir o diálogo entre civilizações

ZENIT - O mundo visto de Roma
--------------------------------------------------------------------------------
Código: ZP06070401
Data de publicação: 2006-07-04

Moscou: líderes religiosos buscam caminhos para garantir o diálogo entre civilizações
Influindo nas decisões dos políticos e promovendo o papel positivo dos fiéis

MOSCOU, terça-feira, 3 de julho de 2006 (ZENIT.org).- Em um encontro sem precedentes, pouco mais de 200 líderes de todas as religiões do mundo e de 40 países diferentes reuniram-se durante três dias na capital russa para discutir suas posições sobre problemas que afetam a sociedade contemporânea.

O objetivo: influenciar de forma favorável as decisões dos políticos e propiciar uma mudança geral no papel que a religião desempenha em tempos de globalização.

Segundo o metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrad, presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, em um mundo globalizado onde todos nós vivemos sob um «mesmo teto», é de suma importância trabalhar não por uma «unificação» que acabe com as tradições e culturas dos povos, mas por uma «união global» onde existam e se respeitem tais tradições, entre elas, as religiosas.

Inaugurada com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um dos hotéis da zona central da cidade, a «Reunião Mundial de Líderes Religiosos» era verdadeiramente um mosaico multicultural e pluri-religioso.

Nos salões e vestíbulos podiam ser vistas monjas budistas, rabinos, metropolitas, cardeais e muftis convivendo «lado a lado», em um ambiente onde as diferenças existentes pareciam ter ficado de lado para tentar encontrar soluções a problemas tão atuais como o terrorismo, o extremismo, a xenofobia e a intolerância.

Da mesma forma, enfrentam-se os desafios do diálogo entre civilizações, o narcotráfico, a venda de armamentos, o papel dos meios de comunicação, a defesa e promoção da família e da vida humana, a responsabilidade ecológica e o respeito pelos sentimentos religiosos.
...

Reconhecendo a qualidade humana e a preparação dos líderes presentes, o presidente Putim surpreendeu fora de protocolo com a promessa de levar as propostas do encontro à reunião do Grupo dos Oito países mais industrializados (G-8), que acontecerá em São Petersburgo de 15 a 17 de julho.

«Todas as suas idéias serão não somente escutadas pelos líderes do G-8, mas recebidas para serem levadas a cabo», prometeu Putin.
...


http://www.zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=92025
Related Posts with Thumbnails