segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Abertura do comércio aos domingos será debatida

A Lei que proíbe a abertura do comércio aos domingos, em Cascavel, aprovada e sancionada no fim do ano passado, promete gerar discussões entre empresários e sindicalistas na próxima semana.

Na manhã de hoje (09), o prefeito Edgar Bueno (PDT), recebeu o presidente do Sindec (Sindicato dos Empregados do Comércio de Cascavel e Região), Paulo Roberto Moraes, para discutir o assunto. Moraes solicitou ao prefeito o cumprimento da lei, garantindo a folga dominical aos trabalhadores.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, Edgar Bueno reafirmou a posição defendida antes durante a campanha eleitoral, de que é contra a abertura aos domingos. No entanto, um encontro será realizado com os representantes dos comerciários na próxima semana, para debater melhor o assunto e buscar um entendimento.

Segundo a lei, todo o comércio, inclusive os supermercados, não poderão mais funcionar aos domingos.

Fonte - Central Gazeta de Notícias

Nota DDP: As discussões locais vão se expandindo e, embora alguns entendam que observar este fenômeno seja alarmismo, parece-me ser muito mais um sinal de que discussões mais amplas se descortinam no horizonte e, que suscitadas localmente, estão preparando os particulares para o enferentamento da questão no atacado.

Isso pode se verificar inclusive pelo retorno das discussões acerca das "blue-laws" americanas, como já trazido neste espaço, inclusive porque tal condição voltou a ser foco de consideração na semana passada naquele país, agora no Oregon.

O interessante sobre a abertura da questão no Oregon, é que a mesma veio por conta da crise econômica no setor automobilístico e, sob a justificativa de que a paralização seria saudável neste processo. Outros onze estados têm legislações no mesmo sentido. Mais interessante ainda nisso tudo, é que os próprios revendedores estão exigindo que uma lei seja promulgada para que todos sejam a ela submetidos.

[Colaboração - Hiscael Moreno]
Related Posts with Thumbnails