terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Valores humanos sublinhados no início da presidência checa da UE

A República Checa assumiu no início de 2009 a presidência rotativa da União Europeia, presidida nos últimos seis meses pela França. Enquanto Praga assume a liderança da UE, a Eslováquia festeja a adopção do euro como moeda nacional.

2009 será um ano cheio de desafios para a Europa. A emergência no Médio Oriente, a crise económica, o Tratado Europeu são apenas três de muitas questões que a presidência da UE terá em mãos, antes de passar a pasta, no segundo semestre aos suecos.

O semestre francês foi marcado por importantes tomadas de posição como no caso da Geórgia, da crise económica e da emergência em Gaza, chamando mais uma vez a atenção, para a necessidade de uma Europa mais unida e mais forte, na sua mensagem de paz e desenvolvimento.

Tudo isso deve partir dos valores importantes, como reafirmou o cardeal-arcebispo de Budapeste, Péter Erdö, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).

“Creio que a Europa é muito mais ampla do que a estrutura da União, porque chega até os Urais; abrange também outras regiões que não fazem parte da União Europeia. Talvez a forma de colaboração entre os países europeus não seja o ponto mais importante, mas sim o conteúdo desta colaboração”. O Cardeal sublinhou ser fundamental “reforçar as estruturas, mas também é necessário questionar para o que elas servem. É absolutamente necessário ver claro alguns valores comuns e humanos, que tornem possível uma vida mais humana na Europa”.

Entre esses valores, o Cardeal apontou a vida e a família, “porque sem o respeito pela vida humana e sem a família, nenhuma estrutura pode almejar a uma verdadeira convivência entre sociedades."

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: E para preservar os direitos humanos, especialmente no que concerne à família e à dignidade do ser humano derivada do trabalhado, a doutrina social da igreja é inequívoca em clamar pela necessidade de adoção do domingo como meio de proteger tais conceitos.

Related Posts with Thumbnails